Vestibular

Valter Hugo Mãe, Michel Laub e Elis & Tom: veja as leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS 2018

Álbum de Elis Regina e Antonio Carlos Jobim foi incluído na lista

30/03/2017 - 11h21min | Atualizada em 30/03/2017 - 20h45min
Valter Hugo Mãe, Michel Laub e Elis & Tom: veja as leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS 2018 Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução  

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta quinta-feira (30) a lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2018. Foram incluídos os livros A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; Diário da queda, de Michel Laub; e o álbum Elis & Tom, de 1974.

Segundo a UFRGS, Valter Hugo Mãe, nascido em Angola, atende característica do vestibular de incluir autores tradicionais e contemporâneos em língua portuguesa. Já a inclusão da obra do gaúcho Michel Laub tem como justificativa a aproximação ao público do Ensino Médio, com temática jovem e urbana.

O texto de Carolina Maria de Jesus tem importância, segundo à UFRGS, por levar à lista "uma autora que representa a mulher negra, excluída, que durante muitos anos não apareceu na Literatura". Sobre o disco de 1974 de Elis Regina e Tom Jobim, a universidade afirma que "reforça a concepção da canção como literatura".

Todo ano, a UFRGS renova a listagem com a inserção de quatro títulos e a exclusão de outros quatro. Deixaram a relação este ano: O amor de Pedro por João, de Tabajara Ruas; A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge; o álbum Tropicália ou panis et circensis, de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes e outros; e lista de contos de Sergio Faraco.

Leia mais
Carlos André Moreira: o significado da inclusão de novas leituras na lista do vestibular da UFRGS 

Ex-funcionário do Grupo Facinepe deixa a prefeitura de Porto Alegre
Virada Sustentável discutirá alimentação saudável, educação e empreendedorismo
Carlo Rovelli: "A escola deveria aceitar a diversidade dos jovens"

Permanecem na relação:

- Erico Verissimo - O Continente;
- Chico Buarque e Paulo Pontes - Gota d'Água;
- Caio Fernando Abreu - Morangos Mofados;
- Clarice Lispector - A Hora da Estrela;
- Fernando pessoa – Coletânea: 1. Autopsicografia; 2. Isto; 3. Pobre velha música; 4. Qualquer música; 5. Natal...Na província neva; 6. Ela canta, pobre ceifeira; 7 Não sei se é sonho, se realidade; 8. Não sei quantas almas tenho; 9.Viajar! Perder países!; 10. Liberdade; 11. Lá fora vai um redemoinho de sol os cavalos do carrossel... (poema V de Chuva Oblíqua); 12. O maestro sacode a batuta (poema VI de Chuva Oblíqua); 13. Padrão (Mensagem); 14. Noite (Mensagem); 15. O infante (Mensagem); 16. Mar português (Mensagem); 17. Nevoeiro(Mensagem);
- Aluisio de Azevedo - O Cortiço;
- Machado de Assis - Dom Casmurro;
- Pe. Antônio Vieira: Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda; Sermão da Sexagésima; Sermão de Santo António aos Peixes.

Leia as últimas notícias


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.