Reconhecimento

Pesquisadora brasileira está entre os cem mais influentes do mundo da revista Time

Celina Turchi coordena grupo de estudos sobre zika

20/04/2017 - 14h29min | Atualizada em 20/04/2017 - 14h29min
Pesquisadora brasileira está entre os cem mais influentes do mundo da revista Time Ascom/Fiocruz/PE
Foto: Ascom / Fiocruz/PE  

Papa Francisco, Tom Brady, Neymar e até o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão ao lado da pesquisadora brasileira Celina Turchi na lista das cem pessoas mais influentes do mundo feita pela revista norte-americana Time. Os nomes foram anunciados nesta quinta-feira, e o jantar com os homenageados ocorre na próxima terça-feira, em Nova York.

No fim de 2015, Celina coordenou a força-tarefa que buscava respostas para o aumento no número de casos de microcefalia no Brasil. Junto de outros pesquisadores, ela conseguiu comprovar a relação entre o zika vírus e os casos da malformação. Hoje, ela coordena o Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (Merg), que desenvolve o primeiro estudo caso-controle relacionando o zika com essa doença. 


Leia mais:
Celina Turchi: "O que sabemos sobre o zika está só no começo"
Brasileira está entre os cientistas mais importantes do ano da revista Nature

O Merg é formado por cerca de 30 pesquisadores de Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Pernambuco, Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Fundação Altino Ventura, Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

No ano passado, a pesquisadora goiana também entrou na lista das 10 personalidades mais influentes da ciência, organizada pela publicação científica Nature. Em março, ela recebeu o prêmio "Faz Diferença", na categoria Personalidade do Ano, do Jornal O Globo, ao lado da médica paraibana Adriana Melo. No mesmo mês, foi contemplada com a Medalha do Mérito Heroínas do Tejucupapo, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção Pernambuco, entre outras premiações.

Veja a lista completa aqui.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.