Imposto

Prazo para pagar IPVA de placas com finais 6 e 7 acaba nesta semana 

Finais 8, 9 e 0 têm vencimento programado para a última semana do mês

17/04/2017 - 14h07min | Atualizada em 17/04/2017 - 15h29min
Prazo para pagar IPVA de placas com finais 6 e 7 acaba nesta semana  Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS  

Motoristas de veículos com placas final 6 devem quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única até esta segunda-feira, dia 17. Para as placas com final 7, o prazo máximo é a quarta-feira, dia 19. Os contribuintes não terão o desconto da antecipação, mas poderão contar com benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão.

Leia mais
Prefeituras estão com concursos abertos; veja todas as oportunidades
Imposto de Renda 2017: passo a passo, veja como preencher a declaração

O vencimento do tributo referente aos automóveis com placas final 8 está marcado para 24 de abril, o final 9 para 26 de abril e o final zero para 28 de abril.

Descontos

Quem não teve multas no último ano ganha desconto de 5% no valor total. Se não houve autuações nos últimos dois ou três anos, o benefício aumenta para 10% e 15%, respectivamente.

Outra possibilidade de abatimento no valor do tributo é a participação no programa Nota Fiscal Gaúcha. Quem conseguiu registrar em seu CPF de uma a 40 notas no último ano, ganha 1%. Entre 41 a 99 notas, recebe 3%. O desconto chega a 5% se foram registradas 100 ou mais notas.

Para o cálculo, é considerado o intervalo de 12 meses entre 1º de novembro de 2015 (ou anos anteriores) e 31 de outubro de 2016.

Arrecadação

A duas semanas do fechamento do calendário de 2017 do IPVA , 65% dos contribuintes já quitaram o imposto, representando uma arrecadação de R$ 1,64 bilhão, conforme informações do governo do Estado.

Pagamento

O imposto pode ser pago no Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa (lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes). É preciso ter o certificado de registro e licenciamento de veículo. Confira outras informações no site da Secretaria Estadual da Fazenda


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.