Porto Alegre

Apesar da chuva, fiéis lotam santuário para Nossa Senhora de Fátima em inauguração

Templo religioso começou a ser construído em 2011 no Rubem Berta

13/05/2017 - 11h46min | Atualizada em 13/05/2017 - 17h27min

O novo santuário para Nossa Senhora de Fátima foi inaugurado na zona norte de Porto Alegre neste sábado (13), data que marca os cem anos de sua primeira aparição. Apesar da chuva fraca, uma multidão se deslocou até o bairro Rubem Berta para conhecer o templo religioso: o pátio ficou lotado e dois telões foram instalados na rua para fiéis que não conseguiram acessar o santuário. A aposentada Maria Godinho, 72 anos, veio de Alvorada para a comemoração:

— Vim pela fé na Igreja e em Jesus. O tempo não me assustou.

Ruas ao redor foram fechadas e havia forte policiamento no local.

Leia mais:
Dia D para vacinação contra a gripe registra baixa procura em postos de POA 
Agências da Caixa abrem neste sábado para saque de contas inativas do FGTS 

O templo religioso começou a ser construído em 2011 e promete receber peregrinos e devotos do mundo inteiro. O antigo santuário apresentou problemas estruturais em 2008 e, por questões de segurança, desde então as missas foram celebradas no salão de festas.

O prédio abriga 400 pessoas sentadas, é todo revestido em pedra, com vitrais (que mostram as aparições de Fátima, passagens da vida de Jesus, La Salle, o padroeiro dos professores, e São Francisco, padroeiro da rede de escolas) e rosáceas artisticamente projetados, forro, portas e bancos de madeira.

A aposentada Maria Godinho, 72 anos, veio de Alvorada para a comemoração Foto: Adriana Irion / Agência RBS

Os lustres do antigo santuário foram restaurados e colocados no novo templo e a imagem de Nossa Senhora de Fátima é original da fundação, em 1956. A construção do santuário custou R$ 4 milhões e contou com campanhas e doações de peregrinos e devotos.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), participou da missa e da cerimônia de inauguração Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

O Santuário fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, 50, esquina com a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 4879, Bairro Rubem Berta, Porto Alegre. Além da missa solene realizada na manhã deste sábado, às 12h30min, haverá show com músico nativista Dante Ramon Ledesma, às 14h, missa com Adilson Pedro Busin, às 15h, missa com o reitor do Santuário de Fátima, padre José Luiz Schaedler, às 16h, missa com padre Diego Jobim, às 17h, missa de envio da imagem de Fátima e encerramento com o Frei Luiz Turra. Durante o dia haverá bênçãos e confissões para quem desejar.

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Leia as últimas notícias do dia


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.