Campanha de imunização

Baixa vacinação de crianças contra gripe preocupa Secretaria da Saúde do RS

Neste sábado, postos de saúde abrem no Dia D de Mobilização contra a doença

Por: Rádio Gaúcha
12/05/2017 - 14h17min | Atualizada em 12/05/2017 - 14h17min
Baixa vacinação de crianças contra gripe preocupa Secretaria da Saúde do RS Arquivo/Agência Brasil/
Foto: Arquivo/Agência Brasil  

Faltando duas semanas para o fim da campanha da vacinação contra a gripe, apenas uma em cada três crianças do Rio Grande do Sul foi imunizada, ou 33% do total. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (12) pela Secretaria Estadual da Saúde, um dia antes do chamado dia D de mobilização nacional contra a gripe. Segundo o balanço da pasta, a situação é ainda mais preocupante em Porto Alegre: apenas 28% das crianças entre seis meses e menos de cinco anos foram vacinadas na capital. As informações são da Rádio Gaúcha.

Segundo a Secretaria, todos os demais grupos prioritários já atingiram e ultrapassaram os 40% da meta. O objetivo até o fim da campanha é imunizar 90% dos grupos. Duas pessoas já morreram por gripe A neste ano no Estado. Os pacientes eram de Porto Alegre, idosos e portadores de doença crônica.

Leia mais
Dia Nacional da Vacinação contra a gripe será neste sábado
Só 1 em 4 pessoas de grupo de risco tomou vacina contra a gripe no país
Como idosos podem fazer a vacina contra pneumonia de graça

– É uma situação preocupante. No ano passado, tivemos uma circulação muito grande do vírus e, com isso, as pessoas adquirem resistência. Mas as crianças, não. Algumas ainda não tiveram a oportunidade desse contato – alerta o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Além das crianças nessa faixa etária, têm direito à vacina pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, trabalhadores em saúde, indígenas, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas portadoras de doenças crônicas, presos e professores.

Neste sábado, para o Dia D de Mobilização, postos de saúde abrirão em todo o Estado. Em Porto Alegre, todas as 141 unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h.

Leia as últimas notícias


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.