Recortes de Viagem

Curioso de ver: a troca da Guarda no palácio da família real dinamarquesa

Cerimônia peculiar e tradicional atrai turistas em Copenhague

16/05/2017 - 08h02min | Atualizada em 16/05/2017 - 08h02min
Curioso de ver: a troca da Guarda no palácio da família real dinamarquesa Rosane Tremea / Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Foto: Rosane Tremea / Arquivo pessoal / Arquivo pessoal  

Atire o primeiro soldadinho de chumbo quem nunca tentou fazer piscar um guarda desses que precisa ficar imóvel diante de um monumento ou coisa que o valha. No caso desse da foto acima, juro, não fiz nada. Repare no olhar dele (o do meio, na primeira fila), o único desviado. A pequena tropa faz parte da Guarda Real do palácio deAmalienborg, a residência oficial de inverno da família real dinamarquesa, na capital Copenhague.

Foto: Rosane Tremea / Arquivo pessoal

Os soldados em uniforme preto e azul ou vermelho e azul-escuro e seus chapéus característicos fazem a guarda do lugar dia e noite. A troca se dá ao meio-dia e o tom da cerimônia depende de qual monarca está presente no palácio. Turistas, como eu, no caso, podem acompanhá-la, mas precisam manter uma certa distância, respeitando as linhas demarcadas no chão. 

Os guardas vão rodando de um para outro palácio (o Amalienborg é formado por quatro prédios idênticos, ao redor de uma praça octogonal e que tem no centro a estátua do rei Frederico V, o fundador do lugar, no século 18).

Veja um pequeno vídeo sobre a troca da guarda abaixo.


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.