Tempo instável

Municípios gaúchos registram grandes volumes de chuva e vento de até 87 km/h

Até a tarde de sábado, nível dos rios se mantinha estável, segundo a Defesa Civil

Por: Zero Hora
13/05/2017 - 14h33min | Atualizada em 13/05/2017 - 18h20min
Municípios gaúchos registram grandes volumes de chuva e vento de até 87 km/h Omar Freitas/Agencia RBS
Em Porto Alegre, chuva esteve presente durante boa parte da manhã e início da tarde Foto: Omar Freitas / Agencia RBS  

Depois de uma madrugada de vento forte, com rajadas que chegaram a 87,8 km/h em Santana do Livramento, municípios do Rio Grande do Sul registraram grandes acúmulos de chuva ao longo do sábado. Segundo as medições do Inmet, em Uruguaiana, havia chovido mais de 115 milímetros desde a noite de sexta-feira. Em Itaqui, teria chegado a 165 milímetros, de acordo com a Defesa Civil, e a 130 milímetros em Alegrete. O sábado (13) não é de pancadas fortes em Porto Alegre, mas permanece chuvoso. 

Segundo a Defesa Civil Estadual, os maiores rios do RS ainda não atingiram níveis preocupantes. O major Rinaldo Castro, coordenador na Região de Uruguaiana, relata que acompanha as medições no Rio Ibirapuitã, em Alegrete, cujo nível estava em 5,60 metros e seguia em elevação — se chegar a 9 metros, ocorre a remoção de moradores.

Em Santana do Livramento, ainda na noite de sexta-feira, uma família foi retirada de casa em função da enxurrada. Na cidade, o Arroio Carolina transbordou, segundo Castro.

Em Uruguaiana, um homem de 52 anos foi encontrado morto em uma via alagada por volta das 8h30min. O corpo estava na valeta da Rua Bento Gonçalves, segundo a Polícia Civil, e a perícia deve averiguar a causa da morte. 

Segundo informações da Somar Meteorologia, os volumes de chuva no Rio Grande do Sul já diminuíram bastante, e a previsão é de que os maiores acumulados se concentrem entre o Oeste e o Noroeste do Estado no resto do dia.

Pela manhã e no começo da tarde, a ventania não alcançou a força registrada durante a madrugada — que levou a transtornos no trânsito em Santa Rosa. Uma árvore de grande porte caiu na BR-472. Ela bloqueou a rodovia no sentido Santa Rosa/Três de Maio durante aproximadamente duas horas e foi removida por volta das 8h20min, segundo o Corpo de Bombeiros local.  

Temperatura na Capital estava em torno dos 18ºC no inicio da tarde Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.