Clima

Em um intervalo de cinco horas, temperatura cai 15ºC na Capital

Entre 9h e 10h, foram registrados 25ºC em Porto Alegre. Às 16h, a estação do Inmet marcou 10,2ºC

18/06/2017 - 19h31min | Atualizada em 18/06/2017 - 21h45min
Em um intervalo de cinco horas, temperatura cai 15ºC na Capital Montagem sobre fotos de Ronaldo Bernardi e Lauro Alves/Agencia RBS
O domingo começou com sol e terminou com chuva em Porto Alegre Foto: Montagem sobre fotos de Ronaldo Bernardi e Lauro Alves / Agencia RBS  

A três dias do início do inverno, o clima, afetado pela chegada de uma frente fria formada entre a Argentina e o Uruguai, impôs queda brusca de temperatura no Rio Grande do Sul neste domingo. Em Porto Alegre, em um intervalo de cinco horas, a temperatura caiu 15ºC, maior amplitude térmica registrada no mês de junho. O frio irá se intensificar nesta segunda e terça-feira, com chances de geada na Serra e nas regiões central, norte, noroeste e fronteira.

Em extensão ao sábado radiante, o dia amanheceu quente e com sol no domingo. Entre 9h e 10h, foram registrados 25ºC em Porto Alegre. A frente fria chegou à Capital em torno das 11h e, rapidamente, modificou o cenário. O tempo fechou, trazendo consigo a chuva e a queda da temperatura: às 16h, a estação do Inmet marcou 10,2ºC. A sensação térmica era ainda mais baixa, chegando aos 5,3ºC.

Leia também
Como a mudança brusca de temperatura pode afetar o organismo
Como montar o quarto de inverno aconchegante e seguro
Sobe para 15 o número de mortes por gripe A no RS

O domingo, que começou com cara de passeio no parque, terminou convidativo para ficar debaixo das cobertas. O dia raiou com calor, mas, ao meio-dia, o frio tomou corpo. Uma inversão ao que costumeiramente ocorre na evolução da temperatura.

Ainda neste domingo, o Inmet emitiu um aviso meteorológico de "perigo" por declínio da temperatura em escala superior a 5ºC. O comunicado incluiu riscos à saúde entre as potenciais consequências.







Na segunda, a nebulosidade será menor, com pouca chance de chuva, mas o frio irá permanecer. As mínimas e máximas devem ficar entre 5ºC e 13º na Capital. Na Serra, há chance de geada em Caxias do Sul, Gramado e São José dos Ausentes, onde a temperatura deve variar entre 4ºC e 13ºC. O meteorologista Wiliam Minhoto, da Somar, informa que há chance de geada na terça em Santa Maria, Santa Rosa, Erechim e Uruguaiana.

Os dois primeiros dias da semana irão registrar as temperaturas mais baixas do ano no Rio Grande do Sul. Até agora, os dias mais gélidos foram 28 de abril e 11 de junho, quando os termômetros encostaram nos 8,4ºC. A massa de ar frio trazida pela frente perderá força a partir de quarta-feira, quando começará uma gradativa elevação das mínimas e máximas.

A meteorologista Caroline Vidal Ferreira da Guia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), informa que, ainda na segunda, a frente fria passará por Santa Catarina e Paraná, chegando a São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Rondônia. Ela considerou que a queda de temperatura de 15ºC em um mesmo dia, embora brusca, mantém-se dentro de padrões de normalidade para períodos de passagem de frentes frias severas.

Amplitudes térmicas

Neste domingo, a temperatura caiu 15ºC, baixando de 25ºC para 10,2ºC

Em 30 de abril deste ano, a amplitude térmica em Porto Alegre foi de 17.2ºC. A temperatura máxima foi de 27ºC e a mínima, 9,8º.

Em junho de 2017, Porto Alegre registrou amplitude térmica superior a 10ºC em seis ocasiões:

17/6 — mínima de 16,1°C e máxima de 28,6°C, com amplitude térmica de 12,5°C
16/6 — mínima de 14,2°C e máxima de 26,2°C, com amplitude térmica de 12,0°C
15/6 — mínima de 11,6°C e máxima de 24,4°C, com amplitude térmica de 12,8°C
12/6 — mínima de 9,5°C e máxima de 20,6°C, com amplitude térmica de 11,1°C
11/6 — mínima de 8,7°C e máxima de 20,0°C, com amplitude térmica de 11,3°C
3/6 — mínima de 10,2°C e máxima de 23,6°C, com amplitude térmica de 13,4°C

* Fonte: Somar Meteorologia

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.