Previsão do tempo

Segunda-feira tem mínima de 1,8ºC no RS; noite deve ter temperaturas abaixo de zero

Meteorologia prevê que entre esta noite e a madrugada de terça-feira o Estado pode ter marcas negativas

Por: Zero Hora
19/06/2017 - 06h20min | Atualizada em 19/06/2017 - 11h09min
Segunda-feira tem mínima de 1,8ºC no RS; noite deve ter temperaturas abaixo de zero Felipe Daroit / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Felipe Daroit / Agência RBS / Agência RBS  

A massa polar que chegou ao Estado no domingo (18) derrubou as temperaturas na madrugada e manhã desta segunda-feira (19): a mínima foi de 1,8°C em São José dos Ausentes, segundo informações da Somar Meteorologia. Em Cambará do Sul, que marcava 2,7°C — com sensação de -4,5°C —, às 7h30min, os termômetros não pararam de cair. Pouco antes das 10h, marcavam 2,3°C.

Apesar de o dia já começar frio, em muitas cidades as mínimas do dia devem ser registradas entre a noite e a madrugada de terça-feira (20), com possibilidade de temperatura negativa, além de geada em algumas regiões. A expectativa é que nos Campos de Cima da Serra e Serra sejam registrados, à noite, menos dois graus em relação ao amanhecer. Vacaria, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Gramado, Canela e municípios vizinhos são alguns dos que devem ter uma madrugada abaixo de zero. Bagé, na Campanha, também ficará gelada, com mínima na casa de 1°C. 

Leia mais:
Temperatura cai 15ºC em um intervalo de 5 horas na Capital
Veja a previsão do tempo em todas as cidades do RS

Depois de uma manhã de segunda com 9°C — e sensação de 2,5°C — Porto Alegre deve ficar ainda mais fria na terça: a mínima prevista é de 5°C.

Com a passagem da frente fria, seguida da massa polar, a chuva se afasta do Rio Grande do Sul — pancadas são registradas apenas no Nordeste e no Oeste — e o predomínio é de tempo firme em todas as regiões.

A partir de quarta-feira, o frio começa a perder força, embora o amanhecer ainda marque 3°C na Campanha e Campos de Cima da Serra. Porto Alegre deve começar o dia com 8°C. À tarde, os termômetros sobem, podendo atingir 20°C.

Já na sexta-feira, o amanhecer terá mínimas acima dos 10°C na maior parte do Estado. A máxima deve chegar aos 25°C.

Chuva

Depois de um outono de muita chuva no Rio Grande do Sul, a boa notícia é que o inverno deve ser mais seco no Estado:

— Há duas características importantes nesse inverno: ele não será tão chuvoso e terá ondas de frio mais frequentes no Rio Grande do Sul — observa o meteorologista Celso Oliveira.

Veja as mínimas registradas no RS nesta segunda-feira:

Cambará do Sul: 2,7°C

Lagoa Vermelha: 3°C

Uruguaiana: 3°C

Bento Gonçalves: 4,5°C

Caçapava: 4,9°C

São Luiz Gonzaga: 6,7°C

Porto Alegre: 9°C

Santa Maria: 7°C

*ZERO HORA

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.