Lazer

Aprenda como fazer um mate cozido 

Receita é da oficina da Escola do Mate, que integra a programação do Estação Gramado, na cidade serrana

21/07/2017 - 09h00min | Atualizada em 21/07/2017 - 09h00min
Aprenda como fazer um mate cozido  Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação
Foto: Cleiton Thiele/SerraPress / Divulgação  

O chimarrão ganha um momento especial só para ele todas as quartas-feiras na programação do Estação Gramado, que oferece uma série de atividades na cidade serrana até o dia 30. A Escola do Mate reúne visitantes a partir das 11h para uma hora de curiosidades e dicas para o preparo da bebida tradicional dos gaúchos.

Até quem sorve um amargo todos os dias pode aprender algo de novo, como fazer o mate cozido, que leva açúcar, leite e erva torrada, o chamado "café com leite dos gaúchos". Quem coordena as aulas é Marcos Gomes, de 44 anos, diretor do Parque Gaúcho, um reduto da história da tradição do Rio Grande do Sul em Gramado.

Leia mais:
Confira as atrações do Estação Gramado
Turismo rural é atração em Gramado e Canela

Na atividade, o instrutor mostra a preparação do mate tradicional com produtos menos comuns do que os usados pelos mateadores diários, como a erva-mate cancheada, que é mais grossa, e cuias menores. Ele garante que o mate não fica curto nem menos saboroso.

Segundo Gomes, não é preciso "topete" ou grandes arrumações para se fazer um bom chimarrão. A preparação clássica do mate, com a erva cancheada, é feita apenas colocando o produto no fundo da cuia e, depois, despejando a água a, no máximo, 70°C, para não modificar o gosto da bebida.

— Mais quente do que isso fica difícil de tomar, faz mal à saúde e o mate não se mantém com sabor durante o tempo inteiro — afirma.

O Estação Gramado é uma realização do Grupo RBS, com patrocínio de Melitta e apoio do McDonald's. O apoio institucional é da prefeitura de Gramado, com parceria local de Bustour, Laghetto Hotéis e espetáculo Korvatunturi.

A RECEITA

INGREDIENTES
-Açúcar
-Brasa
-Leite
-Erva-mate torrada

MODO DE PREPARO

-Coloque uma colher de sopa de açúcar (de preferência cristal) dentro da cuia. Coloque uma brasa e mexa a cuia com o açúcar até que caramelize. Deixe a brasa dentro.

-Torre erva-mate em uma frigideira ou asse no forno e, depois, acrescente três colheres rasas de sopa em cima do açúcar e da brasa.

-Adicione leite por cima.

-Beba da mesma maneira, igual ao tradicional mate.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

SÁBADO

- 11h — Degustação de caldinho de feijão Laghetto

- Meio-dia — Feijoada Estação Gramado no Laghetto Pedras Altas (Rua Cel. João Corrêa, 287)

- 16h — Discotecagem com Rodrigo Adams

- 17h — Pocket show do espetáculo Korvatunturi

DOMINGO

- 10h — Os 12 Violoncellos Filarmônicos da Escola de Música de Gütersloh/Alemanha, na Rua Coberta

- 11h — Participação do gavião-carrapateiro Chimarrão, do Gramado Zoo, e explicações sobre a importância da preservação da natureza

- 15h — PB Fora do ar: bate-papo com os comunicadores do Pretinho Básico, da Rádio Atlântida. Participam Potter, Arthur, Rafinha e Duda

Espaço Melitta

- Na Embaixada Praça das Etnias, o espaço oferece ao público sete diferentes tipos de cafés. Baristas explicarão o método de preparo e as características do produto. O visitante pode escolher a quantidade e os sabores que quiser.

McDonald's

- De sexta a domingo, o McDonald's promoverá diversas atividades para crianças como pintura facial, recreação e distribuição de brindes de McLanche (livrinhos) e informativos com os descontos do mês.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.