Saúde

Durante cirurgia, médicos descobrem 27 lentes nos olhos de paciente

Descoberta foi feita em procedimento para remoção de catarata

Por: Estadão Conteúdo
18/07/2017 - 15h40min
Durante cirurgia, médicos descobrem 27 lentes nos olhos de paciente Daniel Conzi/Agencia RBS
Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS  

Uma britânica de 67 anos marcou uma cirurgia para remoção de catarata, mas acabou surpreendendo os médicos com outro problema: ela tinha 27 lentes de contato em seus olhos.

De acordo com o site Optometry Today, a oftalmologista Rupal Morjaria, médica do Hospital Solihull, onde foi feita a cirurgia, nunca tinha visto nada igual em 20 anos de carreira. A cirurgia de catarata foi adiada após a descoberta, porque a paciente poderia ficar infeccionada após tirar as lentes de contato.

Tudo começou quando um anestesista observou uma 'massa azulada' nos olhos da paciente, e retirou 17 lentes de lá. Depois, com um microscópio, um cirurgião encontrou mais dez lentes.

Leia mais:
Teleoftalmo recebe crítica de entidades médicas; Secretaria de Saúde defende
Emergências hospitalares seguem com atendimento restrito em Porto Alegre
Ambliopia, doença do olho preguiçoso, precisa ser tratada até os sete anos

— Foi uma grande bagunça. Todas as 17 lentes de contato estavam grudadas umas nas outras. Nós ficamos realmente surpresos que a paciente não notou, porque geralmente isso causaria muita irritação — disse a médica.

A médica disse ao Optometry que a paciente também ficou surpresa com a situação.

— Ela ficou muito chocada. Quando nós a vimos duas semanas após a cirurgia, ela disse que sentia-se muito confortável com seus olhos. Ela pensava que o desconforto era causado apenas pela idade e pela secura dos olhos.

Segundo Rupal, a mulher usava lentes há 35 anos, mas não costumava ir ao médico com frequência. O caso aconteceu em novembro do ano passado, mas só foi revelado agora pelo British Medical Journal. De acordo com a médica, a decisão de tornar o caso público veio após pensar como as pessoas têm deixado de consultar oftalmologistas.

— Atualmente, quando é tão fácil comprar lentes de contato online, as pessoas deixam de fazer check-ups regularmente — comentou.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.