Clima

Massa de ar polar deve provocar neve na Serra

Meteorologia diz que há "chances elevadas" de o fenômeno ocorrer entre a tarde e a noite de segunda-feira

16/07/2017 - 18h43min
Massa de ar polar deve provocar neve na Serra Anderson Fetter/Agencia RBS
Domingo foi de temperatura em queda na Capital Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS  

Além de derrubar as temperaturas, a massa de ar polar que avança pelo Rio Grande do Sul deve provocar neve na região dos Aparados da Serra. Segundo o meteorologista Diogo Arsego, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há "chances elevadas" de o fenômeno ocorrer entre a tarde e a noite de segunda-feira em municípios como São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Bom Jesus e Vacaria.

Conforme o meteorologista, a chance de nevar fica restrita à segunda-feira e em pontos mais altos do Estado. Em municípios de menor altitude, como Canela e Gramado, a probabilidade é menor. Existe ainda, segundo ele, uma baixa possibilidade de nevar no começo do dia em Canguçu e Pinheiro Machado. Também pode nevar na região do Planalto (em Erechim, Soledade e Passo Fundo), mas as chances são mais remotas.

Leia todas as últimas notícias sobre o clima no RS

O frio persiste durante toda a semana e, com o tempo mais seco, a partir de terça, o Estado terá geadas severas. Na Capital, até o próximo sábado, as temperaturas mínimas devem girar em torno de 5°C a 6°C. O auge do frio será entre terça e quarta-feira, quando várias regiões terão temperatura abaixo de zero.

— Até a semana passada, a massa de ar seco estava bloqueando o frio. Agora, uma frente fria associada a uma forte massa de ar polar rompeu bloqueio e derrubou temperaturas — explica Arsego.

A onda de frio vai chegar até o Norte do país. Conforme o CPTEC, a região sul do Acre e de Rondônia deve ter mínima de 10°C na quarta-feira, uma temperatura atípica, considerado "evento de friagem". Nessa época do ano, os termômetros nessa região não baixam além de 17°C.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.