Previsão

Virada no tempo: RS tem previsão de 30°C no sábado e chance de neve na segunda-feira

São José dos Ausentes e Vacaria, na serra gaúcha, são as cidades com maior possibilidade de ocorrência do fenômeno 

Por: Zero Hora
13/07/2017 - 15h49min | Atualizada em 13/07/2017 - 15h49min

Se a perspectiva de conviver com temperaturas de verão e inverno em um mesmo fim de semana parecia descabida, prepare-se para esta: depois de possivelmente registrar 30ºC no sábado (15) e 3°C no domingo (16), o Rio Grande do Sul pode ser marcado até por neve na segunda-feira (17).

Leia mais:
30°C no sábado, 3ºC no domingo: RS terá verão e inverno no mesmo fíndi
Serra catarinense tem possibilidade de neve na próxima segunda-feira

A chance é considerada remota: o fenômeno não é tão esperado quanto a neve granular que atingiu São José dos Ausentes no início de junho, antes mesmo do inverno, quando inclusive foi emitido um alerta sobre a possibilidade de neve pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda assim, a Somar Meteorologia prevê que, com bastante frio, muita umidade e pouca chuva, haverá condições propícias para a ocorrência do fenômeno nas primeiras horas de segunda.

A chance de neve é atribuída à chegada de uma frente fria acompanhada de intenso ar polar no Sul, que pode levar municípios da serra gaúcha a temperaturas mínimas negativas no início da próxima semana.

— Há maior possibilidade de nevar em São José dos Ausentes e Vacaria, na serra gaúcha. A segunda-feira deve amanhecer com chuva, mas não muito intensa, e com um frio que pode levar à formação de neve – avalia o meteorologista da Somar Evandro Magalhães.

Previsões do Inmet apontam que "novos episódios de neve podem ocorrer" em julho. Em Santa Catarina, a previsão indica chance de neve em municípios como Urubici e Urupema, também no início de segunda-feira.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.