Oportunidade

Projeto Primeira Pauta ZH 2017 recebe inscrições até 20 de agosto

Estudantes de Jornalismo de todo o Estado podem participar do concurso, que promove uma imersão na redação de Zero Hora aos cinco vencedores

11/08/2017 - 07h02min | Atualizada em 11/08/2017 - 07h02min
Projeto Primeira Pauta ZH 2017 recebe inscrições até 20 de agosto Carlos Macedo/Agencia RBS
Formatura dos vencedores do Primeira Pauta de 2016 Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS  

Criado para proporcionar a futuros jornalistas a experiência de viver os desafios e a rotina de uma redação de jornal por uma semana, o projeto Primeira Pauta ZH está com inscrições abertas até 20 de agosto. Alunos do terceiro ao sexto semestre que estejam cursando Jornalismo em alguma das faculdades do Estado podem se inscrever no site do projeto, enviando um texto jornalístico de até 3 mil caracteres a partir de uma entrevista realizada com alguém de mais de 70 anos sobre aprendizados acerca de amor, trabalho, saúde, aventura, família, aposentadoria ou escolhas pessoais. Junto do texto, deve ser anexada uma selfie do autor com seu entrevistado.

— Na hora de escrever, pense: nós, editores, somos chatos. Vamos ficar à procura de problemas. De informação, de uso do português, até de estilo. Uma dica é, antes de enviar, submeter o texto àquele amigo chato e sincero que você há de ter — diz o editor Ticiano Osório, que acompanha o Primeira Pauta desde 2012.

Leia mais:
Mônica Bergamo fala sobre os bastidores de sua coluna
João Moreira Salles destaca o jornalismo de narrativa longa e profunda
O jornalismo não pode abrir mão de seu método, diz Ricardo Gandour

"Ser repórter é ser protagonista de uma construção", diz Eliane Brum

O material escrito será avaliado por uma comissão julgadora, que irá escolher até 15 finalistas. Seus nomes serão divulgados nas edições impressa e digital de ZH dos dias 26 e 27 de agosto, e os selecionados também serão comunicados por e-mail em 26 de agosto, com instruções para a próxima etapa do concurso. Nesta segunda fase, os estudantes devem criar um vídeo a partir do texto que enviaram no primeiro momento.

Os finalistas irão participar, na tarde de 26 de setembro, do Seminário Dia Primeira Pauta, com profissionais do Grupo RBS, na sede da empresa. Ao final do evento, serão anunciados os cinco vencedores da nona edição do concurso, que voltam à Redação em uma semana de imersão com treinamento prático e teórico, bate-papos e atividades jornalísticas. Durante a semana, será produzida a reportagem que é o trabalho final do projeto.

Mariana Müller, vencedora da primeira edição, garante ter aproveitado a imersão na rotina jornalística — no caso dela, a experiência foi acompanhar Carlos Etchichury, atualmente editor-

chefe do Diário Gaúcho, e o então fotógrafo de ZH Nauro Junior na Expedição Lagoa Mirim, em setembro e outubro de 2009. Mariana já trabalhou no Grupo RBS e hoje é doutoranda em Estudos de Comunicação em Lisboa.

— O Primeira Pauta foi uma oportunidade de conhecer, ainda como estudante de Jornalismo, a rotina de uma grande reportagem. Só fui descobrir um tempo depois que há excelentes repórteres que demoram anos para conseguir fazer algo parecido. Ou seja, foi um privilégio. Além de todo o aprendizado, a Expedição Lagoa Mirim ainda me deu bons amigos e ótimas histórias — conta.

ZH pagará as despesas de transporte e hospedagem para alunos de fora da Região Metropolitana de Porto Alegre que participarem do seminário ou da semana de imersão. Os demais custos são por conta dos participantes. O Primeira Pauta não é um programa de estágio e não é remunerado. Trata-se de uma semana de experiências, com 20 horas, e pode ser aceito nas universidades como atividade complementar.

ROTEIRO DAS ATIVIDADES

Até 20 de agosto
Inscrição no site do concurso com entrega do texto e da fotografia

26 de agosto
Divulgação dos 15 finalistas

Até 8 de setembro
Entrega do vídeo de até três minutos

26 de setembro
Seminário e anúncio dos vencedores

2 a 6 de outubro
Semana de imersão na Redação


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.