Notícia falsa na rede

Prefeitura de Santiago emite alerta após notícia falsa sobre concurso

Site divulgou informações sobre processo seletivo que não existe

15/09/2017 - 13h14min | Atualizada em 15/09/2017 - 13h15min
Prefeitura de Santiago emite alerta após notícia falsa sobre concurso Arte ZH/
Foto: Arte ZH  

A prefeitura de Santiago emitiu um alerta na sua página oficial avisando a população sobre uma falsa notícia de concurso público, compartilhada na internet. Na chamada, consta que o município está com inscrições abertas para 323 vagas em diversas áreas. Esse concurso não existe.

Na postagem feita no site chamado "EmpregosAquiNet" e compartilhada nas redes sociais, um link que diz ser das inscrições do concurso leva direto para a página oficial da prefeitura. Moradores começaram a ligar para o Executivo com dúvidas, por não conseguir realizar a inscrição.

Leia mais:
É falso o áudio de suposto diretor da Globo explicando alinhamento com Lula
Câmara rejeitou votação da Lei da Ficha Limpa? É falso
Foto mostra Moro abatido após condenar Lula? É falso 

Ainda, no site, é possível encontrar outras notícias sobre concursos e vagas de emprego de cidades do país. A suspeita é que essas postagens também sejam falsas notícias.

A administração municipal registrou uma ocorrência do caso na Polícia Civil. Não há informações sobre pessoas lesadas, que tenham conseguido fazer a inscrição e efetuado pagamento no falso concurso.

A reportagem tentou contato com os responsáveis pelo site, mas não encontrou nenhum telefone ou e-mail disponível.

Confira a nota da prefeitura de Santiago:

"Você é daqueles que curte sem ler e compartilha sem saber? Então, tome cuidado para não entrar de inocente e compartilhar notícias falsas. Uma delas envolve um falso concurso da Prefeitura de Santiago, divulgado pela página EmpregosAquiNet.

A página anuncia um concurso a ser promovido pela Prefeitura de Santiago com 323 vagas, com salários entre R$ 990 e R$ 6.690. Dentre os cargos divulgados tem até o de coveiro.

Caso a Prefeitura de Santiago fosse promover um concurso desses, já estaria sendo divulgado nas mídias oficiais e na imprensa local. Curtir sem ler e compartilhar sem saber acaba fazendo com que o número de pessoas enganadas se amplie e uma mentira repetida muitas vezes se torne verdade com a simples irresponsabilidade de um clique. Não caia nessa e nem seja responsável por fazer outros que confiam em você caírem.

A Prefeitura fez registro de ocorrência para comunicar deste fato."

 Você leu uma informação e ficou em dúvida se é verdade ou mentira? Envie sua sugestão, por WhatsApp, para a seção Notícia Falsa na Rede: (51) 99667-4125. 


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.