Super Repórter

Projeto oferece aulas de gaita gratuitas a crianças de Santa Maria

Cerca de 80 crianças de oito escolas públicas participam das aulas

Por: Camille Wegner
16/09/2017 - 10h02min | Atualizada em 16/09/2017 - 10h06min
Projeto oferece aulas de gaita gratuitas a crianças de Santa Maria Camille Wegner/Rádio Gaúcha SM
Foto: Camille Wegner / Rádio Gaúcha SM  

É por meio dos acordes que crianças estão desbravando um mundo até então desconhecido: o da música. Um projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) oferece desde o início deste ano aulas de gaita a cerca de 80 estudantes de oito escolas públicas de Santa Maria. São alunos que moram em regiões carentes e que nunca tiveram condições de participar de aulas de música.

A produtora cultural e coordenadora do projeto, Rose Carneiro, afirma que o objetivo é fazer com que a cultura gaúcha e a música não só façam parte da rotina, como também acrescentem no comportamento e no rendimento dos estudantes na escola. Ela afirma que as mudanças já são percebidas:

– O que a gente percebe é uma mudança de comportamento geral; Às vezes nem a própria criança percebe, mas, as pessoas no entorno delas sim. Questão de facilidade de expressão, de se comunicar, até mesmo de entendimento, porque para tocar um instrumento como a gaita, precisa de raciocínio e isso ajuda em todo o resto.

Vitor Bicca, de 10 anos, é um dos alunos mais adiantados. Está há apenas quatro meses envolvido com as aulas e já sabe tocar músicas inteiras. Ele tem uma peculiaridade: a paixão pela gaita vem de família:

– Conheci por causa do meu avô. Sempre gostei desde pequenininho, era uma coisa que eu sempre quis. É muito bom e estou realizando um sonho.

A felicidade das crianças é motivo de orgulho para as famílias. A mãe de Vitor, Ângela Bicca, se encanta com a empolgação do filho:

– Para mim está sendo ótimo porque desde o primeiro aninho dele, ele tinha o sonho pela gaita, ele via alguém tocando gaita e ficava na frente da televisão. Agora ele está tendo essa oportunidade.

Foto: Camille Wegner / Rádio Gaúcha SM

As aulas são ministradas uma vez por semana pelo acordeonista Sergio Rosa. Como os estudantes têm atividades apenas uma vez por semana, eles não conseguem fazer algo que é fundamental para o aperfeiçoamento: ensaiar em casa. Por isso o projeto pretende arrecadar R$ 45 mil através de um financiamento coletivo chamado “Sonho de Gaiteiro”.

A ideia é que com a ajuda de uma vaquinha online seja possível comprar pelo menos 20 gaitas. Quem quiser ajudar, só precisa acessar o site catarse.me/sonhodegaiteiro.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.