Test-drive

Chevrolet Cobalt Elite 2017 avança no conforto, sofisticação e desempenho

Sedã familiar ficou mais leve, potente e traz a nova geração da central multimídia MyLink

Por: Gilberto Leal
04/02/2017 - 11h05min | Atualizada em 05/02/2017 - 12h34min

Direção elétrica, motor aperfeiçoado, suspensão recalibrada e a nova central multimídia MyLink2, entre outros detalhes, como o indicador da pressão dos pneus, agora com menor resistência à rodagem, atualizaram o Cobalt 2017. Apesar de mais potente, o sedã Chevrolet ficou 36 quilos mais leve, ganhou em desempenho, conforto e sofisticação. Se na linha 2016 as modificações mexeram no visual, agora na 2017 valorizaram a eficiência energética com redução no consumo de combustível que, segundo a General Motors, está até 21% menor. O Chevrolet Cobalt Elite 2017 custa R$ 68.990.

Motor 1.8 foi atualizado e agora gera de 106 cv com gasolina a 111 cv com etanol com menor consumo de combustível Foto: Priscila Nunes/Especial

A posição de dirigir, a suspensão macia e o câmbio automático de seis velocidades facilitam a condução, embora a coluna de direção tenha apenas ajuste de altura. O entre-eixos de 2,62 metros garante bom espaço interno e o amplo porta-malas de 563 litros acomoda a bagagem da família. 

Aperfeiçoamentos valorizaram o visual, aumentaram o conforto e a sofisticação além de auxiliar a condução Foto: Priscila Nunes/Especial

O motor de quatro cilindros 1.8 foi atualizado com novos componentes e reajustes. O 1.8 SPE/4 ECO ganhou três cv e agora gera de 106 cv com gasolina a 111 cv  com etanol, e força (torque) de 17,7 kgfm distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. Nos 700 quilômetros rodados, o Cobalt teve desempenho adequado às limitações do motor que atende às necessidades de um sedã compacto familiar na cidade. Na estrada, sente o peso com cinco ocupantes e bagagem. Com boas respostas, nas ultrapassagens ou subidas mais acentuadas exige pressão no acelerador para manter a velocidade ou retomadas. A suspensão macia no asfalto absorve irregularidades mais leves do pavimento irregular. Os freios a disco seguram bem o sedã compacto.

Sofisticado interior revestido em couro com detalhes preto brilhante e cromados que remetem a segmento superior Foto: Priscila Nunes/Especial

O interior combina o acabamento em couro nos bancos e laterais das portas e detalhes cromados no painel que lembram automóveis de segmento superior embora no banco traseiro, o assento central não tem encosto de cabeça e cinto de três pontos. No dia a dia da cidade ou nas viagens dos finais de semana, volante multifuncional, ar-condicionado, controle eletrônico de velocidade e a nova central multimídia Mylink 2 com tela de sete polegadas sensível ao toque e interativa com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay facilitam a condução. Também recursos como sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro e câmera de ré. Para completar, o sistema OnStar de assistência, informação e serviços remotos. 

Foto: Gilberto Leal

 O Chevrolet Colbat Elite 2017 tem ótimo acabamento, bom espaço interno e amplo porta-malas que leva a bagagem de toda família. O desempenho e o consumo de combustível acompanham às limitações do motor que atendem um comportado sedã familiar.