Tecnologia

Motor de três cilindros 1.5 Flex, mais potente e econômico

Propulsor compacto e leve, propulsor global equipara o novo EcoSport e futuros veículos da marca norte-americana

Por: Gilberto Leal
09/05/2017 - 09h01min | Atualizada em 09/05/2017 - 09h01min


O novo motor de três cilindros conta com avançada tecnologia Foto: Ford, DV

São Paulo

Com tecnologias inéditas e alta eficiência energética, o novo motor 1.5L 3C segue a tendência mundial de redução da capacidade cúbica, aumento de potência e menor consumo de combustível. 

O EcoSport será o primeiro veículo equipado com o 1.5L 3C Foto: Gilberto Leal

Desenvolvido pelas engenharias da Ford da Alemanha, Brasil e Índia, o 1.5L 3C equipará o novo EcoSport com lançamento previsto para os próximos meses. Num primeiro momento, o motor chegará da Índia e posteriormente será produzido no país, em uma nova planta industrial de avançada tecnologia.

Ministro Marcos Pereira destacou o Inovar-Auto e o futuro programa conhecido como Rota 2030 Foto: Ford, DV

O 1.5L 3C foi apresentado durante seminário de tecnologia de motores e eficiência energética realizado em São Paulo. Durante o evento, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, falou sobre a importância do Inovar-Auto para promover a inovação da indústria automobilística e as propostas da próxima fase do programa governamental para o setor, chamada Rota 2030. Especialistas do setor abordaram também os cenários da matriz energética brasileira e o tímido avanço do carro elétrico, principalmente pela autonomia e tempo de recarga da bateria. Mas também pelo país não ter potencial de usinas para atender a geração de energia elétrica. 

Presidente da Ford Lyle Watters lembrou que a empresa tem longa tradição no desenvolvimento de motores Foto: Ford, DV

 Para o presidente da Ford América Latina, Lyle Watters, o novo 1.5 de três cilindros é mais uma prova do talento e vanguarda tecnológica da engenharia da empresa, que tem uma longa tradição no desenvolvimento de motores. Ressaltou que a Ford foi a única montadora de volume que cumpriu as metas do Inovar-Auto e continuará investindo para manter o compromisso de oferecer soluções novas e avançadas para os consumidores.

O propulsor é mais compacto, mais leve e mais potente Foto: Ford, DV

O novo propulsor desenvolve 137,2 cv de potencia e força (torque) de 158,5 Nm com etanol, e recebeu classificação A de eficiência energética do Inmetro/Conpet. A arquitetura de três cilindros com bloco em alumínio reduziu 10% no tamanho e peso. O motor tem bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro entre outros. Além do sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.

Viagem a convite da Ford



 
 
 
 
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