Três irmãs

Mercedes-Benz mostra versão final da Classe X 

Picape média será produzida na Espanha e na Argentina e chegará ao Brasil em 2019

Por: Gilberto Leal
19/07/2017 - 08h01min | Atualizada em 19/07/2017 - 08h01min


Visual e interior rementem à identidade visual da marca Foto: Mercedes-Benz, DV

A esperada picape de luxo da Mercedes-Benz finalmente mostrou sua cara. Presente como conceitual em eventos automotivos e, pela última vez, no de Salão do Automóvel de Buenos Aires, em junho passado, a apresentação oficial ocorreu nesta terça-feira, 18, na África do Sul. A alemã é a primeira marca premium que contrá com uma picape na sua gama de produtos. Com identidade própria, a Classe X compartilhará conjunto propulsor, suspensão e componentes com a Renault Alaskan e com a Nissan Frontier. O interior remete aos utilitários alemães GLC, GLE e GLS.

Frente robusta com ampla grade que tem no centro a estrela das três pontas e separa os faróis Foto: Mercedes-Benz, DV

Os principais países da Europa, a Austrália e a África do Sul receberão o modelo fabricado em Barcelona, na Espanha. Na Alemanha, a picape premium será vendida ainda neste ano com preço a partir de 33 mil euros (cerca de R$ 136 mil). No Brasil, onde desembarcará em 2019, e países da América Latina, a Classe X será fabricada em Santa Isabel, Córdoba. O complexo argentino será uma operação conjunta com a Renault-Nissan e que montará também a Alaskan, da marca francesa, e a Frontier, da japonesa e que hoje chega ao Brasil vinda do México.

Laterais com linhas despojadas e vincos que marcam as portas Foto: Mercedes-Benz, DV

A picape Mercedes terá visual que remete à tradição da marca com grade com a estrela de três pontas, para-choque robusto e faróis grandes. A traseira despojada valoriza as lanternas simples em LED.

A versão mais simples é destinada ao trabalho Foto: Mercedes-Benz, DV

A Classe X terá quatro opções de motores: a X 200, a versão de entrada será equipada com um quatro cilindros a gasolina de 166 cv e câmbio manual de seis marchas. As versões intermediárias, a X220 terá um turbodiesel 2.3 de 163 cv, e  também um turbodiesel de 190 cv e câmbios manual de seis marchas e automático de sete velocidades. A top X 350 D chegará em 2018 equipada com um V6 3.0 turbo diesel de 258 cv e força (torque) de 56,1 mkgf com transmissão automática de 7 marchas 7G-TRONIC PLUS e tração integral 4MATIC.

Na versão top interior revestido em couro,  volante multifuncional e central multimídia com tela sensível ao toque Foto: Mercedes-Benz, DV

O acabamento da Classe X remete aos utilitários esportivos da marca como o volante multifuncional, painel, quadro de instrumentos, central multimídia com tela sensível ao toque e recursos eletrônicos que auxiliam a condução e aumenta a segurança. Os sete airbags serão de série. 

Para-choque traseiro pode ser removido para facilitar movimentação da carga Foto: Mercedes-Benz, DV

As opções de acabamento serão três:

Pure - versão de entrada, destinada ao trabalho, terá para-choque preto, faróis halógenos e rodas de 17 polegadas. No interior, ar-condicionado e central multimídia. O sistema de será opcional. Também o câmbio automático de sete marchas e atração integral para a versão turbodiesel.

Progressive – versão intermediária, uso misto para o lazer e trabalho, terá volante, palanca do câmbio e alavanca do freio de mão revestidos em couro,oito alto-falantes, para-choque na cor da carroceria, retrovisores com acionamento elétrico e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Power – opção de topo de linha terá como características, desempenho, conforto e estilo como acesso por aproximação, partida por botão, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado digital, retrovisores com rebatimento elétrico e faróis em LED. Como opcionais, as rodas de aro de 19 polegadas.

Modelo conceitual mostrado em Buenos Aires destacava lanternas traseiras e LED que cobriam a tampa da caçamba Foto: Priscila Nunes/Especial


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.