
Depois da impressão de alívio em julho, com aumento de emplacamentos, agosto voltou a registrar queda: 8,44%, considerando todos os segmentos. Só entre carros de passeio e comerciais leves (199.853 unidades), o percentual foi de -8,91% em relação ao mês anterior, segundo dados da Fenabrave, entidade dos lojistas. O país registrou 319.246 comercializações, incluindo caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários.
A boa notícia veio com a manutenção da média de vendas diárias, que ficou em 14,6 mil, como em julho - ou seja, o cenário não piorou de um mês ao outro, apesar do volume absoluto menor, devido ao número de dias úteis. Os comerciais leves foram os que mais sofreram, com retração de 15,99% - carros e SUVs registraram -7,68%.
Rastreador pode reduzir preço do seguro automotivo
Governo e empresas do setor automotivo apostam em usados
Premiums crescem
Na contramão do mercado, as três principais marcas de luxo no país crescem em 2015. A Audi registrou recorde de vendas em agosto (1.933) e acumula crescimento de 40,4% neste ano. Mercedes-Benz, líder dos premium, cresce 42,6%, e BMW, terceira colocada, 5,41%.

*Zero Hora