Lançado durante a semana, o Fiat Toro tem tudo para abocanhar parte das vendas das picapes grandes, como S10, Hilux, Ranger e Amarok. Mas a própria Fiat admite que o veículo deve canibalizar uma parte da Strada, cuja versão top, dependendo da série de equipamentos, sai praticamente pelo mesmo preço (R$ 76,5 mil) da versão de entrada da Toro. Em relação às principais picapes, a maior diferença está na construção. Com exceção da Oroch, as demais picapes possuem chassi, longarina, eixo cardã e suspensão traseira com feixes de molas, como um caminhão. O sistema garante muita força e rigidez, mas quando o condutor passa em buracos ou pedras, o carro pula e chacoalha... como um caminhão!
A pipace Toro revoluciona nesse aspecto, pois é montada em sistema monobloco, como um carro de passeio, e a suspensão traseira é do tipo monolink, independente em cada roda. No test drive, a diferença de conforto é muito clara. Acompanhe outras diferenças e características do modelo produzido pela Fiat na cidade de Goiana (PE).
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CONFIRA ALGUNS ITENS:
Motor – Na versão básica, o 1.8 16v flex que equipa o Renegade foi melhorado. A potência saltou de 132 para 139cv, com redução anunciada de 5% no consumo. Mas não é páreo para o 2.0 16V turbodiesel (MultiJet II) das versões top, com 170cv. A tração 4x4 da Volcano é de fácil acionamento eletrônico.
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Acabamento – Impressiona o baixo ruído acústico do veículo, originado pela camada de espuma de 4cm no forro de todo o carro. A alça para abertura de portas tem design moderno e é funcional. O lado negativo é que, assim como na maioria das concorrentes, o banco do carona não tem regulagem de altura – quem tem mais de 1,80m sofre um pouco para entrar.
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Conforto – Para quatro pessoas, o veículo é muito confortável – um quinto passageiro teria encosto de cabeça, mas o espaço ficaria bem mais restrito para quem vai atrás devido à largura lateral diminuta em relação a algumas concorrentes. Ainda no banco traseiro, uma divisória pode se tornar um prático porta-copos. E há suporte para fixação de cadeira de crianças e de cases de animais.
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Traseira – A pesadona tampa traseira, comum nas picapes, deu lugar a um modelo bipartido, com abertura lateral. Para isso, novas dobradiças foram desenvolvidas pela fábrica em Pernambuco. A abertura é bem mais confortável e simples – o lado esquerdo tem comando elétrico, por botão. Um protótipo apresentado à imprensa tinha até uma mangueira d’água na caçamba, além de bolsas para prender compras e outros utensílios. A maioria dos acessórios, porém, ainda não está liberada para comercialização – a tendência é de que as vendas comecem em junho.
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