Teste com o top de linha

Etios comprova: conforto é o ponto forte do sedã da Toyota

TEU VEÍCULO rodou com o carro por sete dias. Consumo deixou a desejar – foi inferior a 10km/l em uso misto (cidade e estrada). Mas tecnologia e espaço fazem do Etios um dos mais interessantes do segmento

07/09/2016 - 16h10min | Atualizada em 08/09/2016 - 14h58min
Etios comprova: conforto é o ponto forte do sedã da Toyota Daniel Jacques/Especial
Foto: Daniel Jacques / Especial

Daniel Jacques
Especial

O conforto e a qualidade Toyota são as primeiras impressões de quem entra no Etios sedã 2017. Com diversas novidades em relação aos modelos anteriores, a versão XLS, testada por Teu Veículo, traz o novo motor 1.5 16 válvulas Dual VVT-i produzido na fábrica nacional da marca em Porto Feliz (SP), acompanhada pela transmissão automática de quatro velocidades, o que garante leveza e desempenho ao dirigir

– A linha Etios 2017 ganhou bastante em conforto e dirigibilidade graças, entre outras razões, à redução significativa do nível de ruído interno e aos novos motores, que acentuam a qualidade Toyota – destaca o gerente de vendas da concessionária Car House Toyota da Capital, Fladmir Rosa.

Foto: Divulgação / Toyota

O Toyota Smart Screen – painel de instrumentos digital de 4.2 polegadas com touch screen, pareamento bluetooth e USB - adiciona um leque de praticidades ao carro, incluindo ligações sem tirar as mãos do volante ou ouvir mp3 ou aplicativos de música pelo sistema do carro. O isolamento acústico também é muito bom, uma característica da marca japonesa.

Na semana que TEU VEÍCULO esteve com o modelo, ele se destacou pela variedade de informações do painel, incluindo a possibilidade de o condutor incluir o preço da gasolina no computador de bordo para monitorar quanto está sendo gasto durante uma viagem. A direção eletroassistida progressiva facilita manobras e responde rapidamente a leves comandos do motorista.

Foto: Divulgação / Toyota

O volante, com regulagem de altura e em couro, traz comando de controle de velocidade de cruzeiro, do sistema de áudio e do computador de bordo. Além disso, tanto o porta-malas quanto o capô contam com alavancas de abertura no piso, bem ao alcance da mão do motorista.

Foto: Daniel Jacques / Especial

PONTOS FORTES

– Conforto e dirigibilidade
– Toyota Smart Screen com bluetooth, USB e informações de consumo
– Porta-malas de 562 litros

PONTOS FRACOS

– Sem câmera de ré, presente em outros modelos do segmento
– Durante o teste, o consumo ficou abaixo de 10 km/l com gasolina
– Visual sem grandes novidades na linha 2017

MAIS DESTAQUES

Outros dois destaques do Etios sedã são o porta-malas de 562 litros, um dos maiores do seu segmento, e as rodas de liga leve de 15 polegadas, com novo desenho, exclusivas da versão top.

– Em seu quinto ano, o Etios é um modelo bastante consolidado. O sedã, especificamente, cresceu bastante graças aos taxistas, que no início compravam e falavam bem do carro. Hoje ele é o carro chefe da marca no país, e nossa venda da linha 2017 está na casa dos 45 unidades por mês – revela Fladmir Rosa.

Foto: Divulgação / Toyota

O preço da versão sedã parte de R$ 48,5 mil e vai até R$ 60,3 mil. Todos os modelos são equipados com motor 1.5. Das seis versões produzidas pela Toyota no Brasil, três são com câmbio automático e outras três têm transmissão manual. O TEU VEÍCULO testou a versão top de linha, a XLS AT. 

Foto: Divulgação / Toyota

FICHA TÉCNICA DO MODELO XLS

Motor: 1.5L 16V Dual VVTI Flex de 107 cv a 5.600 rpm (etanol) e 102 cv a 5.600 rpm (gasolina). O torque é de 14,7 kgmf (14,3 kgmf com gasolina) a 4.000 rpm.
Transmissão: automática de quatro velocidades
Dimensões (mm): 4.265 (comprimento), 1.695 (largura), 1.510 (altura) 2.550 (entre-eixos)Suspensão: dianteira ¿McPherson¿ com barra estabilizadora e traseria de eixo de torção com barra estabilizadora
Freios: dianteiros por discos ventilados e traseiros a tambor
Tanque: 45 litros
Porta-malas: 562 litros

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.