Novidade inglesa

Jaguar apresenta em Londres seu primeiro SUV compacto

Do tamanho que os brasileiros gostam, o modelo chega bem esportivo

18/07/2017 - 13h28min | Atualizada em 18/07/2017 - 14h43min

Com o sucesso do F-Pace, a Jaguar resolveu dar um "irmãozinho" para o primeiro suv da marca. E a apresentação do E-Pace, um pouco menor, não poderia ter sido mais badalada: ao vivo para todo o planeta por mídias sociais, o modelo estabeleceu em Londres recorde de barrel roll, manobra na qual salta e gira em espiral (o exercício é mais usado em aviões do que em carros).

E-Pace, primeiro SUV da Jaguar: esportivo, com cinco lugares e previsto para chegar ao Brasil em 2018 Foto: Divulgação / Jaguar

O novo veículo voou por 15,3 metros de distância, com direito a uma manobra em espiral de 270º e uma aterrisagem nada suave – para mostrar a durabilidade do utilitário esportivo. A condução foi feita pelo piloto profissional Terry Grant.  

A ação demonstrou todo o apelo em agilidade, tecnologia e desempenho e serviu para encerrar com chave de ouro a bateria de testes que durou 25 meses, percorrendo quatro continentes, nas mais variadas condições climáticas e de terrenos. 

EM 2018

O Jaguar E-PACE é um SUV de cinco lugares do tamanho que os brasileiros mais gostam: 4,39m de comprimento e 2,68m de entre-eixos (2cm maior que o concorrente Evoque nas duas medidas). Portanto, tem tudo para se encaixar bem por aqui e ajudar a incrementar as vendas da Jaguar. Sua venda está prevista para começar o ano que vem.

CONCEITO ELÉTRICO

O E-Pace já conta com o conceito 100% elétrico I-Pace. O design exterior é inspirado no superesportivo F-TYPE – grade frontal, proporções marcantes e saliências curtas dão aos modelos uma aparência arrojada. O DNA esportivo da Jaguar é evidente nas linhas do teto e das janelas laterais. 

A fábrica não confirmou as configurações de motores que trará ao Brasil. O certo é que ele o top de linha terá propulsor de 300cv, que o leva de zero a 100km/h em 6,4 segundos (a velocidade final é de 243 km/h). Ainda com gasolina, a versão de entrada traz 250cv. A diesel, serão três versões: 150cv, 180cv e 240cv. Em todos os casos, o motor é 2.0. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático, de 9 velocidades. Há ainda opções de tração dianteira ou integral. O E-Pace será oferecido nas versões S, SE e HSE.

 

SOTAQUE ALEMÃO

O suv compacto será fabricado na Áustria, de onde virão as unidades para as Américas e a Europa. Haverá inda outra unidade na China para abastecer o mercado asiático, africano e, possivelmente, também a Oceania.

O preço não foi anunciado pela montadora, mas certamente ficará bem abaixo dos cerca de R$ 310 mil pedidos pelo F-Pace. A tendência é de que o valor seja parecido com o do ¿primo¿ Range Rover Evoque, que parte de R$ 224 mil. E vai disputar mercado com Audi Q3, BMW X1 e outros SUVs premium.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.