A alemã Audi aproveitou o início do Salão do Automóvel de Frankfurt para lançar seu modelo com tração traseira. O superesportivo R8 chega na versão V10 RWS, sem a tração integral Quattro, ou seja, 50 kg mais leve e 26.000 euros mais barato, valor que corresponde a R$ 96.510 em conversão direta. Serão vendidas apenas 999 unidades, e só na Europa, ao menos por enquanto.
Sem o sistema integral Quattro, o R8 perdeu 50 kg na configuração cupê e 40 kg na conversível. Equipado com o mesmo motor V10 5.2 aspirado de 547 cv e 55,1 mkgf, o Audi vai de 0 a 100 km/h em 3,7 (cupê) e 3,9 (conversível) segundos, segundo a montadora. Em ambos os casos, os números são 0,2 segundos maiores em relação ao R8 de tração nas quatro rodas. No Brasil, o modelo só é vendido na versão cupê Plus, de 610 cv.
DIFERENCIAIS
O superesportivo também passou por alterações no chassi e nos sistemas eletrônicos de estabilidade e tração, mas para a Audi o maior atrativo do R8 é o seu preço: ele chega como o mais barato da linha, partindo de 140.000 euros (R$ 519.650) no caso do cupê e 153.000 euros (R$ 567.900) para o Spyder. Com tração integral, os preços do esportivo começam em 166.000 (R$ 616.160) e 179.000 euros (R$ 664.410), respectivamente. Todas as conversões são diretas, sem impostos.
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Por fora, poucos detalhes diferenciam o R8 de tração traseira do modelo convencional. O primeiro é o desenho das rodas, que têm 19 polegadas. O segundo é a ausência do aerofólio na traseira de série na versão mais cara, a Plus. Há ainda os acabamentos em preto fosco e a possibilidade de o modelo sair de fábrica com a faixa vermelha na carroceria.
Internamente, o R8 "de entrada" tem mudanças ainda menores com novas cores e texturas para o acabamento, além de plaqueta no painel com o número de série do carro.