No início do mês de setembro, a GM anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão para modernizar a fábrica de Gravataí (RS) e otimizar o trabalho do desenvolvimento de nove modelos de carros: dois hatches, dois sedãs, um SUV, uma picape, um crossover e duas minivans (5 e 7 lugares). Serão os frutos da nova plataforma GEM (Global Emerging Markets), para mercados emergentes, como o nome diz. A plataforma GEM deve ser utilizada nos substitutos dos atuais Onix, Prisma, Cobalt, Montana e Spin. Especula-se também que a Chevrolet estaria preparando a chegada de um inédito subcompacto feito para rivalizar com o Fiat Mobi, VW Up! e o recém-lançado Renault Kwid.

SPIN REMODELADA
O upgrade será aos poucos. Parte dos produtos deve chegar em 2019, parte em 2020, e por isso alguns dos modelos atuais ainda passam por reestilização antes de serem aposentados. É o caso da Spin, que deve ganhar alterações em seu visual. Frente (grade, faróis, para-choque) e traseira (lanternas) serão semelhantes às do sedã Cobalt, que foi redesenhado na linha 2016. A novidade deve chegar ao mercado no início de 2018.
As modificações não deverão ser acompanhadas de mudanças mecânicas, uma vez que isso já foi feito no final de 2016, quando a Spin ganhou melhorias no veterano motor 1.8 8V, opção de câmbio manual de seis marchas (além do automático, também de seis velocidades) e um sistema de aerodinâmica ativa na grade frontal.
Mesmo pouco atrativa, a Spin tem números de mercado bastante consideráveis: de janeiro a agosto desse ano, a minivan foi o 33º veículo mais vendido do país, com 15.358 unidades emplacadas. Colabora para isso o número reduzido de concorrentes.