Pés de chinelo

Dicas para exibir os pés sem medo no verão

Geralmente escondidos ao longo do ano em sapatos fechados, os pés se tornam protagonistas na estação quente

16/01/2012 | 19h10
Dicas para exibir os pés sem medo no verão  Rafaela Martins/Ver Descrição
Não se esqueça de passar filtro solar nos pés Foto: Rafaela Martins / Ver Descrição

O verão é um momento para deixar os pés à mostra em chinelos e sandálias. Neste período, eles ficam mais expostos às agressões externas, por isso exigem cuidados especiais. De acordo com a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Araci Pontes, os pés têm menos glândulas sebáceas e, por isso, podem ficar ressecados e rachados. Para a prevenir, o ideal é fazer hidratação todos os dias, preferencialmente à noite, antes de dormir.

Para evitar micoses, a médica ressalta a importância de secar bem os pés depois de lavá-los, especialmente entre os dedos. "É preciso atentar-se também aos locais frequentados nesta época de calor, como banheiros públicos e piscinas. Use, sempre que possível, chinelos de borracha, que impedem o contato com fungos", completa a médica.

Outra medida de proteção é evitar a retirada das cutículas, pois elas funcionam como uma barreira natural para a entrada de micro-organismos e protegem as unhas contra infecções. As unhas também devem estar curtas, evitando, assim, o acúmulo de areia e sujeira. A podóloga Leniara Rocha Mesquita recomenda um intervalo de três dias entre a troca de esmaltes.

– A unha precisa respirar. Se a pessoa usa esmaltes constantemente, o organismo reage, como defesa, e a unha pode apresentar manchas brancas.

Os calos e calosidades aparecem em decorrência do atrito com o solo ou com calçados inadequados. O procedimento de retirada deve ser feito apenas por profissionais, que realizam um desbastamento —para diminuir a espessura —, depois lixam e hidratam os pés da maneira correta. "É importante deixar calos e calosidades aos cuidados de um profissional para que o problema não se agrave. As lixas caseiras devem ser evitadas, pois são muito agressivas. Nesses casos, é melhor fazer esfoliação", explica Leniara. A esfoliação também é uma boa aliada para manter a higiene e um aspecto mais saudável dos pés, pois promove a retirada das células mortas da pele.

Para resolver o problema incômodo da bromidrose — mau cheiro —, que é decorrente da ação de micro-organismos sobre o suor e a umidade, a dermatologista Araci Pontes faz algumas recomendações.

– É importante secar bem a pele após lavar os pés; trocar as meias diariamente; evitar usar calçados fechados por muito tempo; colocar os sapatos no sol e mantê-los sempre secos e limpos.

Já a podóloga Leniara Mesquita aponta o uso de talcos como pouco eficaz em alguns casos. O talco fecha os poros, mas, para pessoas com sudorese intensa, não funciona e se transforma em lama.

Além de todos os cuidados, os profissionais destacam como um dos principais — e mais esquecidos — cuidados, o uso de filtro solar.

– Geralmente, as pessoas passam o protetor solar no corpo inteiro e se esquecem dos pés, que também sofrem queimaduras – finaliza a podóloga.

Dicas para pés belos e saudáveis:

- Faça hidratação todos os dias, preferencialmente à noite, antes de dormir. Usar meias prolonga o processo de hidratação.
- Seque bem os pés depois de lavá-los, especialmente entre os dedos, para evitar micoses.
- Use calçados de borracha em locais públicos, como banheiros e piscinas para evitar contato com fungos.
- Evite retirar as cutículas, elas funcionam como uma proteção natural do corpo.
- Dê um intervalo de pelo menos três dias entre a troca de esmaltes, e hidrate as unhas com óleos à base de AGE — Ácidos Graxos Essenciais.
- Procure profissionais especializados para retirar cravos e calosidades. Para atenuar o problema, prefira a esfoliação à lixa.
- A esfoliação é uma boa aliada para manter a higiene e um aspecto mais saudável dos pés, pois promove a retirada das células mortas da pele.
- Para evitar o mau cheiro, lave e seque bem os pés; use meias de algodão e troque-as diariamente; lave os calçados e mantenha-os sempre secos e limpos.
- Para fazer escalda-pés, evite água muito quente e acrescente componentes relaxantes à água.
- Massagear os pés com cremes promove hidratação e relaxamento ao mesmo tempo.
- Não se esqueça de passar filtro solar nos pés.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.