Serviço

Perdeu a placa do carro na chuvarada? Saiba o que fazer

Primeiro passo é registrar ocorrência na Polícia Civil, depois é preciso solicitar uma autorização para a confecção da nova placa

25/01/2012 | 11h36
Perdeu a placa do carro na chuvarada? Saiba o que fazer João Vitor Santos/Agencia RBS
Depois da chuvarada desta terça-feira, várias placas foram encontradas nas ruas de Capão da Canoa Foto: João Vitor Santos / Agencia RBS

A situação se repete em quase todas as praias. Depois da chuvarada, as ruas alagam e é uma dificuldade circular de carro. E quem se aventura nos riachos urbanos de ruas e avenidas, muitas vezes, acaba tendo problema com o veículo e até algumas dores de cabeça. Tem gente que se preocupa com a mecânica, mas quase ninguém observa se as placas estão bem firmes. O resultado é o que se viu na manhã desta quarta-feira em uma das esquinas de Capão da Canoa: placas amontoadas, perdidas, que se desprenderam dos veículos.

Mas, o que fazer quando se percebe a perda da placa, que é o documento de identidade do carro?

O Detran orienta que o primeiro passo é registrar uma ocorrência policial. Só no quiosque da coordenação da Operação Verão da Polícia Civil de Capão da Canoa, entre esta terça e quarta-feira, três pessoas reclamaram a perda de placa. Quem preferir, também pode fazer o registro na Delegacia Online, no site da Polícia Civil.

Com esse documento em mãos, o motorista deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para obter uma autorização para a confecção da placa nova. No site do Detran, é possível encontrar o endereço de todas as unidades do Estado.

No caso de perda da placa traseira, o que é menos comum, o motorista ainda precisa voltar ao CRVA após a confecção da nova identificação para a recolocação do lacre. A ocorrência não exime o motorista da responsabilidade de circular sem a identificação do carro.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.