Versão mobile

Inverno antecipado

Quarta pode ser o primeiro dia de 2012 com geada no Rio Grande do Sul

Previsão é que temperaturas atinjam os 2ºC em municípios da Serra e do Norte

27/03/2012 | 21h32
Quarta pode ser o primeiro dia de 2012 com geada no Rio Grande do Sul Lauro Alves/Agencia RBS
Fim da tarde desta terça-feira também também teve frio em Porto Alegre Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Uma massa de ar polar que atravessa o continente faz com que os gaúchos vivam uma espécie de inverno antecipado nesta última semana de março. Com o avanço do fenômeno, a perspectiva é esta quarta-feira seja o primeiro dia do ano com geada no Estado.

A previsão é que a temperatura atinja os 2ºC em municípios da Serra e do Norte do Estado.

— O cenário é clássico para a chegada do frio intenso — comenta a meteorologista Estael Sias, da Central RBS.

Ela explica que ventos fortes que cruzam a cordilheira dos Andes giram no sentido horário e "sugam" o ar seco e frio em direção do Estado, o que derruba as temperaturas.

Veja a previsão das mínimas (entre 6h e 8h) nas principais regiões:

CAMPANHA 5/7°C

PLANALTO MÉDIO 2/4°C

FRONTEIRA OESTE 5/7°C

CENTRO 7/9°C

NOROESTE 4/7°C

SERRA 2/3°C

GRANDE POA 8/10°C

ZONA SUL 6/8°C

LITORAL 12/15°C

Durante a tarde, com o predomínio de sol, as temperaturas voltam a subir gradativamente com previsão de sensação térmica mais agradável. As máximas podem chegar a 24ºC em Uruguaiana e a 23ºC em Porto Alegre. Entretanto, assim que o sol se puser, as temperaturas caem rapidamente e a sensação de frio retorna, conforme Estael Sias.

Alerta para vento forte e ressaca marítima:

O frio virá acompanhado de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico. O fenômeno, na altura da costa do Rio Grande do Sul, pode provocar ventania de até 80 km/h em todo o Litoral gaúcho e parte do catarinense. A ressaca no mar pode se estender até quinta-feira e vai gerar ondas de 2,5 a 3 metros, entre a Barra do Chuí (RS) e o Cabo de Santa Marta (SC), segundo alerta emitido no final da manhã de hoje pela Marinha.

Previsão para quinta:

O frio continua, com temperatura mínima de 3°C a 6°C nos pontos mais elevados do Estado. A Capital volta a registrar 8°C. A possibilidade de geada permanece, pelo menos no alto da Serra. Ao longo do dia, o sol brilha com intensidade, a temperatura esquenta e as máximas podem chegar a 27°C na Fronteira Oeste.

Previsão para sexta:

As temperaturas voltam a ficar amenas, embora o amanhecer ainda registre 9ºC em Porto Alegre. Mesmo na Serra, a temperatura começa a se elevar. Na Região Metropolitana, as máximas devem atingir 28°C durante a tarde, enquanto na Serra devem chegar a 24ºC. Não há previsão de chuva neste e nos próximos dias.

Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.