A já conhecida beleza de Torres está sendo realçada por um ingrediente extra neste verão. O tom verde claro do mar tem surpreendido e encantado veranistas e moradores do balneário. Nesta quinta-feira, foi um desses dias de água limpa e temperatura agradável.
Somado a isso, o céu tinha poucas nuvens, o sol estava forte, e os termômetros marcaram 29,7°C. O resultado foi uma beira-mar repleta de cadeiras e guarda-sóis.
Quem aproveitou essa condição foi o casal de namorados Tales Teixeira, 25 anos, e Cláudia Cardeal, 26 anos. Os dois fotógrafos têm preferências distintas: Tales gosta de fazer mergulho, enquanto Cláudia gosta mais de ficar na beira da praia. Mas ontem os dois mergulharam juntos.
- Neste verão, está bem frequente o mar limpo. Mergulho na (praia da) Guarita e hoje (ontem) fui lá ver as pedras - diz Tales, acrescentando que, para mergulhar, são essenciais dois requisitos: mar claro e poucas ondas.
A cor e a temperatura do mar vêm chamando atenção até de quem, há muito tempo, está acostumado a ver a praia durante o ano todo. É o caso da gerente de hotel Dora Laidens, que mora há 25 anos no município.
- Um verão como este é muito raro. A gente brinca que é mar de Caribe, com água cristalina, mas é mar de Torres. Esta cor, vista no mês de janeiro, é uma situação rara. Muita gente está tomando banho por causa da água limpa e do calor. Acho que é a fórmula mágica, um conjunto de circunstâncias - afirma Dora.
O meteorologista Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia, explica que a tonalidade clara da água se dá por conta de uma corrente marítima mais quente que vem atuando na superfície e deixando a temperatura do mar em torno de 27°C - isto significa algo entre 2°C e 2,5°C acima do normal para Torres.
- Aquela tonalidade chocolate, que é mais frequente no litoral gaúcho, com a água fria, ocorre devido a uma espécie de alga no Rio Grande do Sul e no Uruguai - prossegue Verardo.
Nesta sexta-feira, termômetros devem variar entre 21ºC e 31ºC
Titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Roger Maciel explica que Torres tem sido beneficiada pelas correntes marítimas, responsáveis por deixar a água clara e não gelada, como normalmente acontece.
- De vez em quando, temos proliferação de algas que deixam o mar mais escuro, mas isso é um fenômeno natural. Agora, é difícil termos um mar mexido. Outra coisa que nos favorece é o tratamento do esgoto eficiente - conclui o secretário, que também é biólogo.
Ao longo desta sexta-feira, as condições serão boas para quem pretende aproveitar a beira-mar, a exemplo do que ocorreu nos últimos dias. Os termômetros devem variar entre 21°C e 31°C em Torres e entre 24°C e 30°C em Tramandaí. Até domingo, há chance de chuvas isoladas. Além da alta temperatura, mais uma boa notícia: não deve ser registrado vento forte na região.
- O vento deve permanecer calmo, pois não há avanço de uma frente fria - completa Verardo, informando que, ontem, o vento era de 15 km/h em Torres.
LEIA MAIS
Janeiro de 2014 é o mais quente da história em Porto Alegre
Sensação térmica chega a 44ºC em Pelotas
Litoral Norte recebe vendedores de vários Estados