Versão mobile

Praia high tech

Inovações tecnológicas invadem as praias gaúchas

Presentes nas areias das praias brasileiras, invenções mostram que a tecnologia está se desenvolvendo a serviço dos veranistas

22/02/2014 | 16h01
Inovações tecnológicas invadem as praias gaúchas Bruno Alencastro/Agencia RBS
Praticante de surfe desde os quatro anos, Mariana de Bortoli, 16 anos, usa roupa com proteção UV Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Já pensou o dia em que você irá jogar o lixo orgânico na lixeira do reciclável e ele irá sinalizar o equívoco?

Ou quando um dispositivo avisar via rede social que os tubarões estão se aproximando da costa? Enquanto esse dia não chega – ou essas ideias não são implantadas por aqui –, algumas inovações tecnológicas já presentes nas areias das praias brasileiras mostram que a tecnologia está se desenvolvendo a serviço dos veranistas.

Existentes há algum tempo, algumas inovações ainda são pouco conhecidas devido ao seu alto custo ou à dificuldade de financiamento. Outras ainda nem chegaram por aqui, mas já podem ser consideradas como promessa no cenário litorâneo nos próximos anos.

Protetor solar para vestir

Roupas de borracha e de lycra com filtro solar já são realidade no mundo do surf. Ansiosos por novidades que amenizem a exposição ao sol, muitos surfistas já aderiram a este tipo de tecnologia, ainda distante da maior parte da população.

– Os tecidos com proteção ultravioleta não filtram totalmente o sol, mas podem aliviar a carga do protetor solar – diz Gabriel de Mello, da Federação Gaúcha de Surf.

Presente também em camisas de futebol e de corrida, o material é mais utilizado por atletas de alto desempenho. Além de surf, skate, stand up paddle, kytesurf e futevôlei, outros esportes praticados na praia também podem se beneficiar da tecnologia.

Usado também em guarda-sóis, o material ajuda a amenizar os efeitos da estadia prolongada dentro d’água. Diretor de marketing das lojas Planeta Surf, Fernando Cunha conta que, quando as lycras surgiram, não tinham proteção UV, aplicação utilizada há pouco tempo.

Praticante do esporte desde os quatro anos, Mariana de Bortoli, 16 anos, está acostumada desde pequena a ver seu pai, o surfista Álvaro de Bortoli, chamar a atenção para os cuidados com o sol.

– O surf é algo que está no DNA da família. Por isso, temos de estar sempre atentos para que nada prejudique o desempenho dela na atividade – comenta o pai-coruja.
Hexacampeã de um torneio colegial de surf no Estado, Mariana acumula mais de 200 troféus e já competiu em outros Estados, como Bahia e Rio de Janeiro.

Loira, de pele e olhos claros, a garota costuma passar longos períodos na água – no verão, em média, de 1,5 a quatro horas no mar.

Por isso, com um protetor solar de fator 50 e de longa duração, a jovem atleta usa a camisa de lycra como aliada para evitar a vermelhidão da pele, inclusive quando vai dar apenas um rolé de skate.

Pulseiras com geolocalização

O empresário paulista Rui Silva perdeu seu filho na praia do Guarujá, quando ele tinha apenas dois anos. Depois, achou, mas o susto foi a inspiração para a criação de um serviço que ajuda pais como ele a evitarem traumas deste tipo. Trata-se da ONG Anjos de Verão, que cria e distribui pulseiras de silicone à prova d’água, ligadas a um sistema eletrônico de monitoramento.

A pulseira traz um código que representa os dados da criança. Quem a encontra, envia um SMS ao número apresentado na pulseira. O aviso é direcionado a uma central que intermedeia o encontro de pais e filhos.

Assim que o código é digitado, familiares cadastrados recebem o aviso de que a criança foi encontrada.  O sistema também pode ser utilizado para outras situações, como a perda de objetos e até avisos à população em situações de emergência.

Barraca sofisticada

Um contêiner com ar-condicionado, frigobar, fogão, exaustor, pia, chuveiro a gás, Wi-Fi e televisão a cabo em uma estrutura que, por ser móvel, pode ser alocada na beira da praia ou de uma lagoa. Esse é o conceito do Minimod, um protótipo automatizado desenvolvido pelos arquitetos do Studio Paralelo e patrocinado por um hotel fazenda do litoral.

A estrutura chama a atenção pela beleza, tecnologia e integração com a natureza. Em fase de acabamento, o Minimod atualmente está colocado na beira da Lagoa das Malvas, em um ponto com vista privilegiada para o nascer do sol às margens da RS-407, rodovia que liga Estrada do Mar à BR-101. Do local, se pode observar capivaras, pássaros e diversas espécies de vegetação, como plantas carnívoras e junco. Mas com a ajuda de um guindaste e de um caminhão, a barraca – quase casa – móvel pode ser levada para outro lugar.

Segundo Landi Linhares, administrador da Fazenda Pontal, onde ocorre anualmente a festa de música indie Meca Festival, a iniciativa respeita a legislação ambiental das áreas de preservação por não ser uma estrutura de construção fixa.

– Temos de considerar que nosso litoral não é só praia e a parte mais bonita da paisagem está nas lagoas. Por isso, é preciso adaptar a construção nestes espaços – afirma.

O esgoto tem tratamento biológico. A instalação do ar e do gás é externa à casa. Feita de madeira, ferro e vidro e coberta por um telhado verde, a estrutura tem 9m60cm de comprimento por 3m20cm de largura.

Guarda-sol com energia solar

No verão que marca a presença mais ostensiva de redes de internet Wi-Fi no Litoral gaúcho, os veranistas estão usando mais do que nunca seus smartphones e tablets à beira-mar.

Por meio de uma ação de marketing, uma operadora de telefone desenvolveu um guarda-sol que ao mesmo tempo protege o veranista e recarrega a bateria de celulares, tablets, MP3 player e outros gadgets por meio da energia solar.

A toalha que espanta insetos

Um marca portuguesa de roupas de banho apresentou uma toalha de praia antimosquitos. O tecido impede a aproximação de transmissores de febre amarela, dengue e malária.


LEIA MAIS
Conheça por dentro o Farol de Santa Marta, construído há mais de 120 anos
Ilhas submersas abrigam espécies em extinção no litoral gaúcho
Sunga ou bermuda? Saiba o que os gaúchos preferem

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.