
O sol desafiou a previsão do tempo e resolveu, no Litoral Norte, iluminar a manhã e o início da tarde deste domingo (28). Mas não durou muito. Por volta das 15h30min, o céu escureceu e, aos primeiros pingos de chuva, os veranistas recolherem as cadeiras e guarda-sóis e fugiram da beira da praia.
Ainda que nublado, foi um dia quente na região. Por volta do meio-dia, os termômetros marcavam 28°C - uma temperatura boa não só para quem buscava um pouco de bronzeado. O mar aquecido, segundo os salva-vidas da Praia da Guarita, em Torres, tornou-se propício até para três botos, que encantaram os banhistas ao riscarem o mar com suas barbatanas.
Antes de o tempo virar, o mar estava relativamente calmo e quase não se percebeu vento - condições ideais para se aventurar no ar. Um dos serviços mais procurados durante o dia foi o paramotor, espécie de parapente motorizado, com saída do Morro do Farol (o passeio com duração de 15 minutos custa R$ 200). Da areia da praia, foi possível ver o colorido das cúpulas quase permanentemente.
Cinco tendências para este verão
Mas as nuvens foram acinzentando o céu aos poucos. Começaram apenas escondendo o sol, o que não foi suficiente para que os veranistas abandonassem a beira-mar.
- Está falando com a pessoa certa - disse à repórter o educador físico Daniel Marques.
Ele veio de Balneário Rincão, perto de Criciúma, em Santa Catarina, para visitar a namorada Flaviane Moraes, moradora de Torres.
- Curto muito vir para a praia em dias assim. Costumo frequentá-la até mesmo no inverno.
Perto das 16h30min, porém, o casal teve de desistir do lugar escolhido para cravar as cadeiras, na Praia dos Molhes. A chuva se intensificou de tal forma que os dois se viram obrigados a voltar para casa.
- Nublado, até vai. Com chuva, fica mais difícil - relata Flaviane.
Muita água vai rolar
O mau tempo é consequência de uma massa de ar quente e úmido, que vem espalhando nuvens escuras por todo o Estado, mas especialmente no litoral. Riscos de temporais e ventanias serão constantes até 3 de janeiro, conforme o meteorologista da Climatempo Marcelo Pinheiro.
- Um sistema de baixa pressão deve ganhar mais força nos próximos dias, deixando as nuvens ainda mais carregadas - afirma ele.
Hoje, de acordo com a previsão climática, só quem deve ter sorte são os veranistas do Litoral Sul, que voltam a poder aproveitar o sol. No norte, em função das áreas de instabilidade que vêm da Argentina e do Paraguai, nada muda.