Eleições na UFRGS

Manifestação de estudantes suspende último debate entre candidatos à Reitoria

Gritando palavras de ordem, manifestantes interromperam pronunciamento do atual reitor

12/06/2012 | 16h41
Manifestação de estudantes suspende último debate entre candidatos à Reitoria Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
O último dos quatros debates entre Carlos Alexandre Netto e Jairton Dupont, os dois candidatos à Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi suspenso logo depois do seu início, devido a uma manifestação dos estudantes.

Gritando palavras de ordem, os manifestantes interromperam várias vezes o pronunciamento de Netto, atual reitor e candidato à reeleição, até que a organização decidiu suspender o debate, que era realizado no Restaurante Universitário (RU) do Campus do Vale. Houve muita confusão e tumulto. Em meio a empurrões entre estudantes e seguranças, Netto deixou o local pouco antes das 16h.

Entre outras reivindicações, os estudantes pedem a paridade de voto entre professores, alunos e funcionários na eleição do novo reitor. Atualmente, o voto dos professores vale 70% da consulta, enquanto o voto dos alunos e funcionários têm peso de 15%, cada. Também querem que seja suspensa a construção de um muro em torno do campus da Agronomia.

A consulta ocorre nesta quinta-feira, em meio a uma greve dos servidores da universidade, e cerca de 42 mil eleitores da comunidade universitária estão aptos a votar. A eleição, no entanto, não é definitiva. A escolha final é feita pelo governo federal.

Notícias Relacionadas

Calouros da UFRGS 07/06/2012 | 12h58

Primeira matrícula é obrigatoriamente presencial

Vínculo de calouros deverá ser efetivado na próxima semana, conforme horário agendado pela universidade

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.