Ensino Superior

MEC recebe quase 6,5 milhões de inscrições para o Enem

Concorrentes devem pagar taxa de R$ 35 até o próximo dia 20 para garantir acesso às provas

Atualizada em 16/06/2012 | 01h3716/06/2012 | 00h35

Terminou às 23h59min de sexta-feira o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o ministério, os usuários que já estavam na página no horário limite poderiam concluir a inscrição sem pressa, mas não houve acesso para quem tentou entrar depois da meia-noite.

Leia mais:
Veja as mudanças anunciadas pelo MEC para correção da redação

Segundo o MEC, foram registradas 6.497.466 inscrições em todo o país. O número corresponde ao maior número de participantes da história do concurso. Comparado ao ano passado, houve um acréscimo de 275.769 concorrentes. Mais de um milhão dos inscritos são do Estado de São Paulo. No Rio Grande do Sul, são 394.641 estudantes, conforme divulgou o MEC.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a confirmação da inscrição só ocorre após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública são isentos do pagamento.

No ano passado, cerca de seis milhões de estudantes se inscreveram no Enem, mas pouco mais de cinco milhões pagaram a taxa e se habilitaram para fazer a prova. Desde 2009, o exame ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.

Para se preparar, confira o que mais cai na prova de história do Enem e na prova de matemática.

Leia outras reportagens sobre o Enem.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.