Dica #5

Confira o que é exigido na prova de ciências da natureza do Enem

Teste reúne conteúdos específicos de biologia, física e química, bem como as relações entre as áreas

28/10/2012 - 04h01min
Confira o que é exigido na prova de ciências da natureza do Enem Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução  

A prova de ciências da natureza e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reúne as disciplinas de biologia, física e química — que costumam ser avaliadas separadamente em vestibulares tradicionais. O candidato tem de demonstrar conhecimentos de saúde pública e qualidade de vida, bem como preservação ambiental, gastos de energia e seu consumo consciente visando à sustentabilidade.

Como alerta a professora de biologia Zaliana Sanfelice, do Colégio Monteiro Lobato — Boa Vista, de Porto Alegre, o candidato ainda deve dar conta dos conteúdos específicos de cada disciplina, relacionando-os entre si:

— As temáticas desenvolvidas nas três disciplinas no Ensino Médio ficam sensivelmente reduzidas se comparadas ao que é exigido nas provas específicas dos vestibulares de todo o Brasil.

Física

Reforce os conhecimentos nas áreas de mecânica (estudo dos movimentos), dinâmica (força), termologia (calor, dilatação, temperatura), física moderna (radiação) e astronomia. Com relação a energia, reveja tópicos sobre potência e energia cinética, sem esquecer de focar em gás natural veicular (GNV), pré-sal, hidrelétricas e biodiesel.

Química

Serão cobrados conhecimentos relativos aos estados físicos da matéria (ciclo da água), das ligações e das reações químicas, das transformações químicas, da produção de materiais e consumo de recursos energéticos, dos materiais ou substâncias químicas (rendimentos e implicações sociais, ambientais, econômicas) e das alterações químicas ambientais, avaliando riscos e benefícios para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Biologia

O candidato deve ser capaz de relacionar e diferenciar as atividades dos seres vivos entre si e com o ecossistema, compreender a importância da biodiversidade para cada bioma e para o planeta, valorizar a ética na utilização de animais em pesquisas científicas e as atividades que favoreçam o desenvolvimento da saúde pública.

Preste atenção

Fique atento a temas como a utilização de energias, riscos ambientais e sociais do uso de produtos químicos, ecologia e biotecnologia (aspectos de ética e pesquisa) e suas aplicações. Por serem atuais, são candidatos a serem abordados no Enem.

Amanhã: confira recomendações para a prova de linguagens.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.