Dica #4

Em treino diferente, elabore uma proposta de redação aos moldes do Enem

Exercício ajuda a organizar ideias e argumentos conforme exigência do exame

27/10/2012 - 04h02min
Em treino diferente, elabore uma proposta de redação aos moldes do Enem Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução  

Está lá, no site do Exame Nacional do Ensino Médio Médio (Enem): "A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural."

Supondo que você tenha feito apenas uma redação por semana, aos sábados, a partir do primeiro fim de semana de março, hoje você escreveria seu 35º texto dissertativo-argumentativo em 2012. Assim, Zero Hora propõe um exercício diferente, sugerido pela professora da Faculdade de Educação da UFRGS Roselane Costella: elabore uma proposta de redação, ao modelo do Enem.

Por quê?

De acordo com a professora Roselane, ao criar uma proposta de redação para o Enem, você terá mais facilidade em compreender como organizar o pensamento conforme o que se espera de um candidato. Ao buscar informações sobre o assunto, você terá de identificar dados que se relacionam.

>>> Inspire-se na proposta de redação do Enem 2011, disponível no site do Vestibular.

Como fazer

1) Pense em uma situação-problema, ou seja, em um contexto social a ser analisado pelo redator. Lembre-se de que o assunto deve possibilitar uma abordagem baseada na Ética e nos Direitos Humanos. Sua proposta precisa fornecer subsídios para direcionar a análise para esta ótica.

2) Busque material de apoio. No Enem, a proposta de redação vem acompanhada por textos motivadores, que trazem dados e posicionamentos sobre o assunto em pauta.

3) Redija um parágrafo nomeando o tema proposto e explicando que tipo de texto deve ser produzido.

Exemplo

Na prova de 2011, o texto 1 é um fragmento de uma notícia publicada pela revista Galileu, informando que a Organização das Nações Unidas (ONU) havia declarado que o acesso à internet é um direito fundamental das pessoas. O texto 2, é uma adaptação de outra notícia, veiculada no site Terra, que aborda a necessidade de os internautas terem cuidado com o que postam em redes sociais para evitar gafes, pois tudo pode ser rastreado na rede. Finalmente, no terceiro texto — uma charge — vemos um homem protestando sozinho, diante de uma câmera de vigilância, contra a "sociedade do controle".

Preste atenção

Repare que a primeira notícia apresenta um contexto (o direito de acessar a rede), a segunda traz dados e um alerta (tempo online gasto em redes sociais e responsabilidade sobre aquilo que se posta na web), e a charge revela um ponto de vista (temos de nos rebelar conta este controle sobre nossas vidas exercido por meio da tecnologia).

Temas possíveis

A professora Roselane sugere quatro temas possíveis para o Enem deste ano, nos quais você pode se inspirar para fazer sua proposta de redação.

Corrupção: iniciado em 2 de agosto, o julgamento do mensalão é o maior da história do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de um tema que pode ser facilmente ligado a questões éticas e de direitos humanos.

Educação: o Enem deste ano teve recorde de inscritos (5,7 milhões). Na última década, as matrículas em universidades aumentaram 122% no Brasil. Apesar dos números, a qualidade do ensino ainda gera discussões diretamente ligadas a questões sociais.

Ambiente: promovida em 2012, a conferência Rio + 20, debateu, no Rio de Janeiro, o crescimento sustentável. O nome do evento faz referência às duas décadas do encontro Rio 92, que consagrou o conceito de sustentabilidade. É um assunto que pode envolver ações pessoais do redator.

Organização urbana: o crescimento da população e da frota de veículos particulares tem saturado a mobilidade nas grandes cidades brasileiras. Em razão da Copa e das Olimpíadas, o país tem investido em obras para melhorar o deslocamento das pessoas. O tema permite políticas de transporte público e iniciativas individuais.

Ponha seu tema à prova

Apresente sua proposta de redação a um amigo. Se ele compreender o assunto e apontar, nos textos de apoio, subsídios para elaborar uma redação, você conseguiu reunir informações relevantes para a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Ser capaz de fazer o caminho inverso representa que você entende como funciona todo o processo e, portanto, não deverá ter muita dificuldade para escrever seus argumentos no dia 4.

Amanhã: dicas para a prova de ciências da natureza e suas tecnologias.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.