Dica #3

Prova de matemática do Enem exige raciocínio lógico, sem menosprezar fórmulas

Embora teste traga perguntas simples, até superficiais, tempo continua sendo desafio para os candidatos

26/10/2012 | 04h01
Prova de matemática do Enem exige raciocínio lógico, sem menosprezar fórmulas Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução

Provas de matemática costumam causar calafrios em alguns estudantes. A oito dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Zero Hora reúne hoje dicas do professor Marcos Milan, do Colégio Militar de Porto Alegre e do Anglo Vestibulares, para tentar amenizar os instintos mais primitivos eventualmente despertados por questões que envolvem gráficos, números, tabelas, mais números, textos escritos e, adivinhe, mais um bocadinho de números.

— Sempre ouço dos meus alunos, na segunda-feira, 'ah, se eu tivesse mais meia hora...'. Mas, normalmente, a prova de matemática é a que menos atrapalha, afinal, costuma ter notas máximas e mínimas maiores do que as notas mais baixas de outras disciplinas — tranquiliza Milan.

A seguir, confira algumas recomendações do professor.

Como é a prova

As 45 questões do exame de matemática não vão cobrar nada de extraordinário, exigindo conhecimentos trabalhados na Educação Básica. As perguntas muitas vezes são simples, até superficiais. Elas podem ser elaboradas a partir de textos escritos e/ou de textos matemáticos, como tabelas e gráficos. Nos escritos, sublinhe os dados mais importantes, pois eles indicarão o caminho para a resposta.

— A prova não tem pegadinha, não tem indução ao erro. O aluno nunca deve descartar os textos, pois eles são uma ferramenta para resolver o problema — recomenda Milan.

Os candidatos não deverão se surpreender se alguma das questões tiver como objeto do problema a ser respondido uma obra de arte, como uma pintura, por exemplo. Ao contrário de vestibulares tradicionais, o Enem sempre valoriza pontos em comum entre as diversas áreas do conhecimento.

Principal desafio

Para variar, o maior desafio é o tempo. Tenha consciência de que você vai enfrentar a prova de matemática no mesmo dia das provas de linguagens e de redação. No domingo, portanto, comece com aquela a que você está habituado.

De acordo com o professor Milan, a prova de matemática do Enem vem se ajustando desde o novo formato do exame, em 2009. Para ele, o teste deste ano deve equacionar melhor a relação entre o tempo disponível para responder às questões e a complexidade delas.

— Às vezes, o enunciado pode não ser muito claro. Se você não entender, pule para a próxima — afirma.

Raciocínio ou fórmula

Em todas as provas do Enem, a resposta pode estar ali, na sua cara, no meio do enunciado. Mas estamos tratando de um teste de matemática, então, conforme-se: você terá de fazer contas. O professor Milan reforça que os candidatos terão de fazer contas aritméticas básicas (usando as quatro operações: adição, subtração, divisão e multiplicação). Portanto, não despreze as fórmulas.

Uma hora ou outra, você vai deparar com uma questão em que a chave para o acerto está em identificar qual conta você deve fazer. O cálculo em si pode ser até mais simples do que o caminho a percorrer até chegar a ele.

Não deixe de revisar

Geometria plana: dê uma conferida nos cálculos de áreas dos principais polígonos, como quadrado, retângulo, triângulo, losango, trapézio e círculo.

Geometria espacial: valorize as fórmulas do volume dos principais sólidos, como cubo, pirâmide, esfera e cilindro.

Probabilidades: podem aparecer em questões com textos escritos.

Amanhã: como se preparar para a redação sem ter de escrever uma redação pela enésima vez.

Notícias Relacionadas

Chegando a hora 25/10/2012 | 04h04

Conheça estratégias para usar simulados na preparação para o Enem

Treinos podem ajudar a gerenciar o tempo de realização das provas e a compreender estrutura das questões

Contagem regressiva 24/10/2012 | 01h18

Especialistas sugerem valorizar o que já foi estudado, sem sobrecarregar rotina

Acompanhe diariamente dicas para se preparar para o exame

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.