De olho no relógio

Enem 2013: aprenda a administrar bem o tempo na hora da prova

Especialista dá dicas para não se assustar com o tamanho das questões

21/10/2013 - 06h01min

As provas longas e trabalhosas são uma marca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com questões que tomam muito tempo e costumam assustar os candidatos. Em avaliações desse tipo, não basta dominar o conteúdo: saber administrar bem o tempo é fundamental.

Para você se preparar para a maratona de perguntas do próximo fim de semana, Zero Hora reuniu dicas do consultor Fábio Mendes, especialista em formação de hábitos de estudo e autor de livros para os vestibulandos, nos quais explica a melhor forma de otimizar o tempo para não deixar nenhuma questão sem resposta.

Da realização de exercícios simulados às técnicas de leitura do texto e de elaboração da redação, saiba o que fazer para concluir a prova a tempo e vencer a batalha contra o relógio.

Leia mais sobre o Enem

O primeiro passo, que serve para qualquer exame, é fazer simulados. Faça provas do Enem de anos anteriores, usando o tempo real da prova, para poder ter uma ideia da dificuldade de se fazer um exame tão longo. O simulado pode ser feito em casa mesmo. O importante é acertar o cronômetro para que você não ultrapasse o tempo que terá no dia da prova.

A segunda dica é ler primeiro as questões e só depois ler o texto. Isso vai ajudar a olhar para o texto já sabendo quais são as principais informações que você vai precisar buscar ali. O procedimento segue um pouco o inverso do habitual, já que para estudar é preciso ler o texto antes e resolver as questões depois.

Com as questões em mente, é hora de começar a leitura. Primeiro, faça uma leitura panorâmica do texto, só lendo por cima, para obter uma ideia geral do que trata cada parágrafo. Depois, leia com mais calma e coloque colchetes na margem, destacando os trechos que parecem ser mais importantes. Como você já vai ter lido as perguntas, saberá as partes principais relacionadas com as questões. Por último, volte nos colchetes e sublinhe as palavras-chave. Assim, será mais fácil consultar o texto enquanto você responde às perguntas.

Para o domingo, dia da redação, o melhor é investir mais tempo elaborando um esquema do que você gostaria de escrever, em vez de simplesmente começar um rascunho e passar a limpo. Faça uma lista de todas as ideias que poderiam estar na redação e depois monte um esqueleto do texto, colocando o que vai ter na introdução, nos parágrafos de desenvolvimento e na conclusão. Assim, quando começar o rascunho, você já terá praticamente o texto definitivo.

– Os alunos perdem tempo, e a redação fica prejudicada no argumento, porque começam a organizar as ideias enquanto escrevem. Tem que primeiro organizar as ideias, com um esquema, e depois fazer a redação. Assim se ganha muito tempo também e muita qualidade no texto – afirma Fábio Mendes, autor de Vestibular e Enem 100%: Método de Estudo, Descanso e Lazer e A Formação de Hábito de Estudo  Teoria e Prática

Programe-se

Quando: 26 e 27 de outubro (sábado e domingo)

Horário: 13h (recomenda-se chegar ao meio-dia ao local de prova)

Primeiro dia: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Segundo dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação

Tempo de prova: 4h30min no primeiro dia e 5h30min no segundo

 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.