Preparo na medida

Sites prometem conteúdo adaptativo e testes inteligentes para o Enem

Aprovado pelo MEC, Geekie sugere conteúdos e exercícios conforme desempenho do usuário

24/07/2014 | 06h01
Sites prometem conteúdo adaptativo e testes inteligentes para o Enem Reprodução/
Foto: Reprodução

Algumas ferramentas online que fizeram sua estreia no segundo semestre propõem testar seus conhecimentos para o Enem e até bolar um plano de estudo para aquelas matérias em que você não se saia tão bem. Talvez o principal expoente seja o Geekie Games (geekiegames.com.br), plataforma de ensino adaptativa certificada oficialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o órgão do MEC responsável pelo exame.

Leia mais
>>> Veja um roteiro para se divertir enquanto estuda nestas férias

Por meio de diversos testes, começando por quatro simulados que utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – metodologia usada no Enem –, o Geekie Games promete entender o que cada candidato sabe e não sabe, sugerir estratégias de estudo para preencher as lacunas de conhecimento e aplicá-las dentro das dificuldades de cada um. Com os pontos fortes e fracos identificados, a ferramenta sugere diferentes "missões" e oferece videoaulas, textos de referências, jogos, exercícios e alternativas pedagógicas: tudo gratuitamente.

Outra plataforma que estreou há pouco tempo é o Enem Quiz (enemquiz.com.br), que conta no acervo com todas as questões já cobradas no Enem, além de algumas formuladas pelos professores. Também disponível em um aplicativo para iOS, o diferencial desse sistema está nos vídeos: cada pergunta é acompanhada de uma miniaula que explica o enunciado, analisa as alternativas e mostra a resposta correta.

– A ideia é que o aluno sinta como se estivesse em uma aula presencial, com a comodidade do online – diz Edgar Abreu, um dos coordenadores do Enem Quiz.

Tanto no Geekie Games quanto no Enem Quiz, cada movimento do estudante é registrado. As perguntas, a avaliação e os relatórios dos simulados são no estilo do exame nacional – e, mesmo durante as férias, podem também preparar para o vestibular.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.