Viagem

Seu Olhar

Entre minas e bruxas, saiba mais sobre Goslar, na Alemanha

Leitora destaca as reservas de minério e o palácio real do lugar

arquivo pessoal / Arquivo Pessoal
Maria Helena Dias Rocha compartilhou seu relato sobre o passeio pela Alemanha

As reservas de minério de Rammelsberg, em Goslar, foram consideradas, no passado, os maiores depósitos de metais do mundo. Finalmente exaurida em 1988, muitos séculos depois, a mina de prata permanece hoje aberta ao público e conta com um museu que leva os visitantes a uma viagem mina adentro. Trata-se de um dos maiores e mais originais museus do gênero no país.

O local foi tombado pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, em 1992, juntamente com o centro histórico (Altstadt) de Goslar. Apesar dos prédios imponentes, o preservado centro ocupa um espaço pequeno, de apenas um quilômetro quadrado.

O magnífico palácio real (Kaiserpfalz), construído em estilo romanesco, por muitos séculos foi a maior e mais segura fortaleza dos reis saxões e salianos. Goslar foi um centro de fé cristã, conhecido como a "Roma do Norte". As torres de mais de 40 igrejas e capelas formam uma interessante silhueta urbana. Chamam a atenção também o córrego que atravessa a cidade e o moinho, ainda em funcionamento.

A cidade de Goslar aproveitou a fama que a região do Harz tem de ser a moradia das bruxas alemãs e apresenta ao turista uma variedade sem fim de suvenires com tais motivos. A diferença é que as bruxas em Goslar são boazinhas, lembram os vendedores, estimulando a compra das lembranças.

As montanhas do Harz têm história, servindo de cenário para rituais pagãos há séculos. Durante 40 anos, a região foi separada ao meio pela fronteira política que dividiu a Alemanha em Oriental e Ocidental.

Com a reunificação, a região recuperou sua posição de um dos lugares mais românticos, onde também foram preservadas festividades tradicionais. Os empresários locais capitalizaram esse patrimônio cultural e investem no turismo das Trilhas das Bruxas.

PERFIL

Maria Helena Dias Rocha, de São Luiz Gonzaga, é professora de história aposentada

Lugares que conhece: Portugal, Espanha, Itália, França, Mônaco, Vaticano, Suíça, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Polônia, Turquia, Grécia, Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai e muitos lugares do Brasil

Ainda pretende conhecer: México e muitos outros

Confira fotos enviadas por outros leitores

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Chamada Geral 1ª Edição

11:00 - 12:00