
Conhecida como a Ilha Esmeralda, com seus 40 tons de verde em sua vegetação exuberante, a Irlanda mescla natureza com sua cultura histórica e vibrante e um povo simpático e acolhedor. Passear por castelos antigos e paisagens deslumbrantes, conhecer a cultura irlandesa, beber uma Guinness... Isso tudo faz parte de qualquer roteiro pela ilha. As atrações vão de Cork a Galway, de Killarney a Dublin, pelos quatros cantos dessa ilha de origem celta, terra de James Joyce, Oscar Wilde, Yeats e da banda U2.
Estive na Irlanda no último verão europeu e começo meu relato por sua divertida capital - Dublin.
Confira todas as notícias de viagem em ZH
Pontos de interesse
Entre as atrações da cidade, o Castelo de Dublin, a Catedral de St. Patrick, a OConnel Street e a famosa universidade Trinity College - com visita à sua impressionante biblioteca com as iluminuras celtas do Book of Kells, do século 9. Sugiro também almoço na Guinness Storehouse, após visita à famosa cervejaria. No país que tem quatro prêmios Nobel de Literatura, é recomendável conhecer o James Joyce Center e o Writers Museum.
Visite também a The Old Jameson Distillery, antiga destilaria do famoso uísque irlandês, e o Museu Nacional da Irlanda, que cobre diferentes aspectos culturais - um ótimo exemplo de um espaço apropriado bem reutilizado (pois era um quartel), que expõe objetos da história da Irlanda. Outros pontos são o St. Stephens Green, um parque cercado por edificações em estilo georgiano, e a Grafton St - paraíso de compras.
Pubs
A capital da Irlanda é famosa por seus badalados pubs e sua rica herança cultural. A agitada área do Temple Bar, com seus restaurantes e bares, é o local ideal para saborear uma Guinness, a típica cerveja preta local. Pode-se dar uma passada no pub do hotel The Clarence, do Bono Vox, do U2 - o irlandês mais famoso do mundo -, ou no The Brazen Head, oficialmente o pub mais antigo da Irlanda, datado de 1198, com música ao vivo e comida típica.
Recomendo também o show do grupo de dança Riverdance, espetáculo de sapateado irlandês conhecido no mundo inteiro, e jantar em um restaurante pitoresco do centro de Dublin: o The Bank on College Green, dentro da antiga sede do Belfast Bank, localizado em um prédio histórico próximo à Trinity College.
Entorno da capital
As colinas de Wicklow, ao sul de Dublin, oferecem passeio ao Powerscourt House & Gardens, um dos mais belos jardins da Irlanda, e as ruínas da abadia em Glendalough, em um vale entre dois lagos. Para os consumidores, a principal dica é o Kildare Village, um pitoresco centro de compras ao ar livre com designers outlet como All Saints, Calvin Klein, DKNY, Hugo Boss, Lulu Guiness, Karen Millen, entre outros.
*Diretor do STB, Beto Conte já percorreu 127 países em cinco continentes