
Confira opções de praias para variados gostos e estilos, desde aquelas ideais para mergulhar, passando pelas agitadas e calmas, até as perfeitas para quem quer glamour ou paisagens estonteantes.
Praias paradisíacas
Por Clarisse Linhares
Publicitária e uma das autoras do blog Viajando com Arte
Cacimba do Padre, Fernando de Noronha
Visual de tirar o fôlego, a Cacimba do Padre, com a vista das ilhas Dois irmãos, ao fundo, é o cartão-postal de Noronha. É uma praia tranquila, quase deserta, lá você nunca não vai ouvir gritos de vendedores nem disputar a areia com ninguém. Para quem quer pegar onda, a temporada é de dezembro a abril; para mergulhar, de maio a novembro.
Praia da Ferrugem, Santa Catarina
A Ferrugem é um lugar eclético. Se você quer agitação, vá para lá no Réveillon. Passados os primeiros dias de janeiro, ela retorna à condição de praia tranquila, para quem curte um trekking. Tem o Bar do Zado, onde a gente encontra delícias como pastel de camarão fresquinho e sanduíches naturais.
Grace Bay, Turks e Caicos
Foto: Turks and Caicos Tourism, divulgação

O arquipélago é realmente maravilhoso. Na ilha de Providenciales, encontra-se uma das praias que é considerada uma das mais bonitas do mundo, Grace Bay!
A areia é branca, e o mar, azul-esverdeado, de uma transparência indescritível. É uma ilha para relaxar, curtir esportes aquáticos e ver o pôr do sol, que é sempre maravilhoso. Na beira da praia, há restaurantes muito bons, como o Bugaloo's e outros vários que servem frutos do mar frescos. Não saia de lá sem conferir o charmoso Coco Bistro, na estrada principal de T&C.
Prainha, Rio de Janeiro
Apesar da sua proximidade com a cidade do Rio, a Prainha continua intocada, é quase um santuário, com areias claras e águas cristalinas. Tem a infraestrutura necessária - dois quiosques e um estacionamento. No mais, é curtir a beleza da natureza que se apresenta de forma exuberante com a vista da Mata Atlântica nos morros à volta.
Taipú de Fora, Barra Grande, Bahia
Taipú de Fora fica na Península do Maraú e é um lugar fantástico, com quilômetros de praias de areias brancas, coqueirais e água tépida. É vazia, silenciosa e tem a vantagem de ficar perto de Barra Grande, uma vilazinha com restaurantes e lojinhas para você se distrair. Pedalar pela praia é uma boa pedida.
Para mergulho
Por Guilherme Nonohay
Guia especializado em turismo de mergulho
Bombinhas, Santa Catarina
Foto: Omar Gonçalvez, BD

A praia fica a 70 quilômetros de Florianópolis e próxima a Itapema e Camboriú. De barco, facilmente se navega até a Ilha do Arvoredo (foto), local com pontos de mergulho fantásticos.
Mas, na própria praia, pode-se mergulhar de snorkel em um parcel (formação rochosa no fundo) repleto de peixes, polvos e cavalos marinhos. Outro ponto muito bonito é o costão da Sepultura, aonde se pode chegar a pé e fazer belos mergulhos utilizando somente máscara, snorkel e nadadeiras.
Baía de Santo Antônio, Fernando de Noronha
Mais conhecida por ser o local de embarque para mergulhos mais afastados, assim como para os passeios ao redor da ilha, a baía tem um cargueiro grego naufragado que se pode visitar usando somente equipamento básico, ou com equipamento completo desde a beira da praia. Ele está repleto de tartarugas e peixes. Com um pouquinho de sorte, até podemos encontrar alguns tubarões e ver lindas arraias bailando ao redor do barco.
Araçatiba, Ilha Grande, Rio de Janeiro
Com acesso somente por barco, a partir do píer municipal de Angra ou da Vila do Abraão, esta deliciosa baía oferece ótimos mergulhos em seus costões de águas cristalinas. Pequenas pousadas com excelente infraestrutura e restaurantes com comida caseira garantem o descanso e a energia necessários para encarar os mergulhos que podem ser feitos da beira da praia. Quer se aventurar um pouco mais? De lá, chega-se a pontos fantásticos, como a Gruta do Acaiá e os naufrágios do Pinguino, do Califórnia (pequeno vapor que afundou nos idos de 1890) e do Helicóptero.
Primeira Praia, Morro de São Paulo, Bahia
Centro da Ilha de Morro de São Paulo, na Primeira Praia, além das pousadas, restaurantes e bistrôs, temos um lindo recife colorido, repleto de pequenos peixes, polvos, carangueijos e lagostas na beira da praia, onde se pode mergulhar somente de máscara, snorkel e nadadeiras (ou de equipamento, para os certificados).
Baía de Ranga Roa, Ilha de Páscoa, Chile
Ranga Roa é a vila principal da Ilha de Páscoa, centro comercial onde estão alguns dos restaurantes e das pousadas desta ilha polinésia que pertence ao Chile. De lá, em menos de cinco minutos se chega a pontos de mergulho incríveis, com formações coralíneas que saem do fundo arenoso quase atingindo a superfície, habitada por peixes coloridos, tartarugas e moreias, além de um moai submerso.
Leia também
Tailândia, fascinante país de praias e muita cultura
Cinco motivos para conhecer a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte
As 10 melhores praias dos Estados Unidos
A região do Algarve, em Portugal, tem belas praias e boa comida
Piscinas naturais são as grandes estrelas de Maragogi, em Alagoas
Razões para amar Puerto Vallarta, no México
Para tranquilidade
Por Rita Vasconcelos
Vice-presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-RS)
Praia do Sancho, Fernando de Noronha
Foto: divulgação

Se é difícil de chegar, pode contar que a praia será tranquila. É o caso do Sancho, escolhida como a melhor do mundo pelos usuários do TripAdvisor neste ano. O acesso, dificílimo, é feito a partir do alto de um penhasco com vista espetacular. É preciso passar por uma escada encravada entre as rochas que leva à areia branquinha - a velha escada foi substituída por uma de ferro agora. Mas o esforço realmente vale a pena.
Trunk Bay, Ilhas Virgens Americanas
Areias brancas cercadas de vegetação. Um paraíso. A praia faz parte do Virgin Islands National Park e, por isso, cobra pela entrada. Como é a mais procurada ali, é bom chegar cedo da manhã, para garantir o descanso.
Para agito
Por Rita Vasconcelos
Vice-presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-RS)
Taperapuã, Porto Seguro
A mais procurada praia de Porto Seguro é o destino perfeito para quem quer curtir a agitação da cidade à luz do dia. Enormes barracas com estrutura de restaurante - Axé Moi, Vira-Sol e Barramares - oferecem música, shows e lambaeróbica. Entre uma apresentação e outra, muita paquera. Além disso, o mar tem águas claras e calmas.
Guarujá, São Paulo
Foto: divulgação

Conhecida como "Pérola do Atlântico", é um dos destinos preferidos dos paulistas durante o verão - na alta temporada, enche mesmo. Além da beleza natural da cidade, garantida pelas 27 praias que circundam a ilha, Guarujá abriga quatro fortes históricos, que foram responsáveis pela segurança das vilas de Santos e de São Vicente ao longo de cinco séculos.