
Desbrave trilhas e caminhos naturais do litoral de Santa Catarina. A recompensa? O refresco e a beleza de praias e cachoeiras pouco frequentadas. Confira:
Florianópolis
Do Morro da Mole à Praia do Gravatá
Ambientada por um rancho de pescador e pedras que servem de banco, a minipraia do Gravatá tem vista para a Praia Mole, enfatizando a diferença entre o sossego de uma e o furdunço da outra. A caminhada parte em frente à escola Parapente Sul e começa com 10 minutos íngremes. De resto, é passear mais um quarto de hora por paisagens descampadas com vistas panorâmicas que prometem ótimas fotografias.
Do Canto dos Araçás à Costa da Lagoa

Foto: Charles Guerra/ BD, 9/12/2010
As inclinações são breves, e as copas de árvores filtram o sol em parte do percurso. Microvilas açorianas pontuam o caminho, e saídas levam a restaurantes e trapiches onde barcos seduzem os preguiçosos. Até a vila da Costa da Lagoa e a cachoeira da foto são seis quilômetros.
Da Solidão à praia do Saquinho

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/,BD, 16/02/2005
O caminho predominantemente cimentado e sombreado toma cerca de 30 minutos, aí incluídas as pausas para fotos panorâmicas. Como recompensa final, uma comunidade encravada no sossego, o bar do Seu Quirino, uma faixa de areia compacta e um mar salpicado de pedras imersas com espaço livre para natação no centro.
Trilha da Ponta da Laje

Foto: Rodrigo Dalmolin/ Arquivo Pessoal
Liga as praias da Lagoinha e de Ponta das Canas. Entre os atrativos estão sambaquis, inscrições rupestres e oficina lítica (locais onde os grupos pré-coloniais poliam instrumentos de pedra) na parte próxima à Lagoinha. No outro extremo, fica a prainha de Ponta das Canas (foto). O trajeto é de cerca de 40 minutos em trilha bem marcada e, em geral, com vegetação rasteira.
Cachoeira da Solidão

Foto: Rodrigo Dalmolin/ Arquivo Pessoal
Refrescante desde o início, a trilha até a cachoeira segue um curso dágua. Em sua maior parte, o leito tem um areião e é tranquilo, permitindo a caminhada sem grande dificuldade. Na parte final, o percurso se torna uma descida pedregosa. Ao todo, são cerca de 15 minutos da praia da Solidão até a cachoeira.
Secret Point

Foto: Rodrigo Dalmolin/ Arquivo Pessoal
A denominação popular reflete as poucas visitas e o ciúme que os nativos têm da praia. O caminho parte da entrada da Servidão Mata Atlântica, na Joaquina, e dura 30 minutos. Aventurar-se por ali compensa pela panorâmica da própria Joaquina e pela vista da paisagem a partir do morro.
Da Guarda do Embaú à Prainha

Foto: Edmilson Magalhães/ BD, 9/12/2005
Areia finíssima e tão branca que chega a ofuscar a visão. A caminhada começa no canto esquerdo da Guarda, segue pelo costão (foto) e soma 20 minutos. Passe protetor solar, e leve lanche e água, pois não há quiosques e vendedores no caminho. Em contrapartida, você se livra do excesso de banhistas à beira do Rio da Madre e da Guarda do Embaú no verão.
De Palmas até a praia dos Ilhéus

A saída é no costão direito de Palmas. São sete minutos suarentos de subida inicial. A praia tem surfe e poucos frequentadores. Há outras opções em Governador Celso Ramos, mas a praia dos Ilhéus vem com o charme da dificuldade.
Para iniciantes
- Em uma mochila, leve repelente, água, filtro solar, lanche e um saco plástico para o lixo
- Além do próprio lixo, também é legal coletar materiais alheios encontrados pelo caminho
- Não deixe pontas de cigarro acesas para trás, pela sujeira e pelo risco de incêndios
- Em trilhas longas e/ou difíceis, carregue lanterna. Leve também o celular carregado
- Na dúvida entre caminhos, escolha o mais marcado. E evite trilhas secundárias
- É bom trocar o chinelo por algum calçado. Mas nunca opte por modelos novos
- Apitos são úteis. Para pedir socorro, são mais eficientes e exigem menos fôlego do que gritar
- Considere levar canivete ou faca, úteis para abrir latas ou ate cortar madeira para uma fogueira