De Gramado para o mundo

Turistas aprendem a fazer chimarrão e cucas na Estação Gramado

Atividades realizadas na cidade da Serra que mostram a cultura gaúcha têm atraído turistas de várias partes do Brasil — e até da Rússia

15/07/2015 - 05h04min
Turistas aprendem a fazer chimarrão e cucas na Estação Gramado  Maico Almeida/GlowPress/Divulgação
Na Escola do Mate, uma das atrações deste ano, participantes podem aprender a fazer a típica bebida gaúcha em Gramado Foto: Maico Almeida / GlowPress/Divulgação  

Destino frequente de turistas de outros Estados e países, Gramado tem oferecido neste inverno algumas opções tipicamente gaúchas para atrair um público diversificado. Na Estação Gramado, que deu início à sua 9ª temporada em 3 de julho, são as oficinas ministradas por moradores da região que estão chamando a atenção dos visitantes.

Para curtir o frio, confira a programação do Estação Gramado
Chimarrão pode ser aliado dos estudos

O desejo de aprender a preparar um chimarrão despertou a curiosidade de gente de muito longe. Andrey e Olga Romanov vieram da Rússia para conhecer o Brasil, e durante sua passagem por Gramado conheceram a Escola do Mate, realizada às quintas-feiras no Parque Gaúcho. Ali, experimentaram pela primeira vez uma bebida preparada com erva-mate — e, apesar de apreciar a temperatura, estranharam o gosto.

— É bastante amargo, diferente de tudo que já experimentei. Mas é bom, e ajuda a esquentar. Pena que não vou poder preparar um desses em casa — descreve Andrey, que deixou o país no período do verão europeu para conhecer o inverno no sul do Brasil.


Os russos Andrey e Olga Romanov aprenderam a preparar chimarrão

O casal se somou a dezenas de outros turistas que conferiram as atrações de diversão e cultura no local, que segue com atrações até 2 de agosto. Nos próximos finais de semana, artistas como Nenhum de Nós, Kim Lírio e Marmota Jazz farão apresentações para o público, que conta ainda com espaços de beleza, lazer e leitura.

Pratos típicos e contato com o público na Estação
Na oficina de pães e cucas da Casa do Colono, or organizadores também destacam a participação de "estrangeiros". Os paulistas estavam entre os principais interessados na primeira edição do evento, que mostrou aos participantes como preparar os tradicionais pratos da serra gaúcha. Na quinta-feira, das 15h às 16h, será a vez de aprender como preparar uma cuca enrolada. Pão integral e cuca de frutas são os próximos itens do cardápio. E, claro, com direito a degustação no final do evento.

— Nos encantamos com a participação, foi uma grata surpresa o interesse das pessoas pela nossa culinária. A oficina durou uma hora, mas ficamos praticamente o mesmo tempo conversando com os turistas depois que ela terminou. Eles acharam fantástica a experiência — conta Nelci Frata Santiago, funcionária da Emater/RS que trabalhou na organização.

Atração em Gramado e Canela, turismo rural mostra lado diferente
Turismo de aventura é destaque em roteiro na serra gaúcha

Além da oficina de pães e cucas e da Escola do Mate, que se repetirão nesta quinta-feira na Estação Gramado, o evento segue com espetáculos artísticos e apresentações culturais, além de diversas atrações que contam com a participação do público — como a oficina de desenho no Mini Mundo, voltado para as crianças.

Serviço
Estação Gramado
Quando: de 3 de julho a 2 de agosto
O que fazer: há oficinas de pães e cucas na Casa do Colono, de desenho no Mini Mundo e de artesanato, além de Escola do Mate.

A programação completa pode ser acessada em wp.clicrbs.com.br/estacaogramado.

O Estação Gramado 2015 é uma realização de Zero Hora e Engage Eventos em parceria com a prefeitura de Gramado/Secretaria de Turismo. Conta com patrocínios de Natura, PontoFrio e GVT e apoio de Melitta.

* Zero Hora

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.