Yeah yeah yeah

Um roteiro para fãs de Beatles em Londres

Confira uma lista de cinco lugares diretamente relacionados com a história da banda na capital britânica

22/02/2016 - 17h21min | Atualizada em 23/02/2016 - 07h25min
Um roteiro para fãs de Beatles em Londres Rafaela Ely/Agencia RBS
A faixa de segurança na Abbey Road Foto: Rafaela Ely / Agencia RBS  

Leia escutando o álbum Abbey Road

Para fãs dos Beatles, alguns locais de Londres têm um significado maior. A banda se mudou definitivamente para a capital britânica em 1963, mas, desde 1961, já viajava para lá a fim de fazer shows, audições e gravações. A seguir, uma lista de cinco lugares diretamente relacionados com a história da banda:

1. Sem dúvida, o local mais visitado é a faixa de segurança na Abbey Road. Na manhã de 8 de agosto de 1969, John, Ringo, Paul e George atravessaram a rua e foram clicados por Iain Macmillan para a capa do álbum Abbey Road, o último gravado pelos Beatles. A fotografia se tornou uma das imagens mais conhecidas da banda, ainda mais depois dos rumores de que a foto traria mensagens subliminares.

Capa do disco "Abbey Road" Foto: Reprodução / Reprodução

2. A faixa de segurança fica quase em frente ao nº 3, o famoso estúdio Abbey Road. A primeira audição da banda (que ainda tinha Pete Best na bateria) com George Martin ocorreu nesse local, em 6 de junho de 1962. Em 4 de setembro, o grupo (já com Ringo) voltou ao estúdio para gravar sua primeira música, Love Me Do. Ao longo de sua carreira, a maioria das canções foi gravada nos estúdios da EMI. O espaço abriu em 1931 e só mudou o nome para Abbey Road Studios em 1970, após o lançamento do disco dos Beatles. Os muros brancos da propriedade estão repletos de assinaturas e recados de fãs.

Leia mais
Faça um tour por Liverpool, cidade britânica onde surgiram os Beatles
Programas para curtir Londres praticamente de graça  
A Londres de Sherlock Holmes
  
  
3. A umas cinco quadras do Abbey Road está a casa de Paul na Cavendish Avenue, nº 7, no bairro St. John's Wood. Ele comprou esse imóvel em 1965, mas só no ano seguinte passou a morar ali, primeiro com Jane Asher e depois com Linda. Ele ainda fica por lá vez ou outra quando está pela cidade.

4. Paul tem um escritório em Londres. A visita ao edifício da McCartney Productions Ltda. (MPL) na Soho Square e à casa na Cavendish Ave sempre está acompanhada de uma leve esperança de encontrar o beatle. Infelizmente, ainda não tive essa sorte (ou, quem sabe, até felizmente, né, vai saber o fiasco que eu faria).

5. A última apresentação em público dos Beatles foi em 30 de janeiro de 1969, no famoso "rooftop concert", realizado na Saville Road, nº 3. O prédio foi comprado em 1968 pela Apple, a empresa da banda. Durante as gravações do filme Let It Be, o grupo decidiu fazer algumas músicas ao vivo no telhado do edifício — o que, obviamente, atraiu a atenção dos felizardos que passavam pela rua.


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.