Alemanha

Conheça Berlim de bicicleta

Passeios de bike são comuns na capital alemã, com várias opções de roteiro

Por: Maristela Scheuer Deves
18/10/2016 - 04h01min | Atualizada em 18/10/2016 - 04h01min
Conheça Berlim de bicicleta Sascha Möllering/Berlin on Bike,divulgação
Foto: Sascha Möllering / Berlin on Bike,divulgação

Bicicletas parecem onipresentes em boa parte das cidades alemãs. Jovens vão com elas para a escola, executivos engravatados seguem sobre duas rodas para o trabalho, mães escolhem modelos nos quais podem levar seus filhos, e pessoas de todas as idades servem-se delas no dia a dia. Assim, nada melhor para entrar no clima do que, numa visita ao país, optar por esse meio de transporte para o tradicional city tour, inclusive na capital, Berlim.

Apesar de ser uma metrópole com 3,5 milhões de habitantes, as bicicletas são mais numerosas do que os carros — a frota é duas vezes maior. Conforme dados de 2012, seriam 720 bikes e 324 carros para cada mil moradores. Além disso, oferece cerca de mil quilômetros de ciclovias, e, mesmo onde elas não estão disponíveis, geralmente é tranquilo pedalar em meio ao trânsito. Não é à toa que os bike tours proliferam, em diversos formatos: há desde o típico passeio pelos pontos turísticos principais até os roteiros noturnos por bares.

Leia também
Turismo em Berlim a baixo custo: o que fazer em três dias por 50 euros

Confira roteiro por Colônia e Düsseldorf, vizinhas rivais na Alemanha
Um passeio pela arquitetura da Alemanha

A Berlin on Bike, uma das muitas empresas que atuam na área, oferece três opções principais: o Best Bike Tour, transitando tanto por pontos históricos, como o Portão de Brandenburgo e o Reichstag (Parlamento), quanto modernos; o Wall Bike Tour, mais focado no que restou do muro que dividia os lados ocidental e oriental da cidade na época das duas Alemanhas; e o Alternative, circulando pelo mundo do grafite, dos DJs ou simplesmente dos imigrantes que tornam a cidade multiétnica.

Mas essa é só uma das opções de tours guiados — há vários outros, além da possibilidade de alugar uma bicicleta e fazer seu próprio roteiro. O site VisitBerlin traz nada menos do que 56 dicas de diferentes roteiros que podem ser seguidos pelos turistas. Há ainda sites de aluguel e até mesmo de empréstimo de bicicletas, basta pesquisar um pouquinho.

Passeio introdutório

Vale fazer um passeio introdutório sobre duas rodas, com guia, e voltar nos dias seguintes, com mais tempo, aos pontos mais interessantes, como o Memorial do Holocausto, o Parlamento, o que sobrou do Muro etc.

Para saber mais

— www.berlin.de/tourismus/fahrradtouren
— www.visitberlin.de
— www.berlinonbike.de
— www.berlinandbike.de
— www.bbbike.de
— www.berlinfahrradtour.de
— www.visitberlin.de
— www.callabike-interaktiv.de
— www.bikesurf.org/berlin/bikes


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.