História e turismo

Zyrardów, na Polônia, pode ser considerada uma joia arquitetônica

Localizada no leste do país, a cidade preserva a arquitetura industrial original do século 19

11/10/2016 - 03h02min | Atualizada em 11/10/2016 - 15h28min
Zyrardów, na Polônia, pode ser considerada uma joia arquitetônica arquivo pessoal/Arquivo Pessoal
Cidade foi formada para abrigar uma fábrica de tecidos, daí o estilo industrial Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

Por Aline Fuhrmeister*

Em busca das nossas origens, minha irmã e eu presenteamos nossos pais com uma viagem à Polônia. Na pesquisa, descobri que Zyrardów, onde nasceram meus bisavós maternos, é considerada uma joia arquitetônica. Uma surpresa boa entre tantas que aconteceram nesse roteiro emocionante em família.

Leia mais:
Cracóvia é uma das mais charmosas cidades da Polônia
Dicas práticas para se virar melhor na Polônia

Com aproximadamente 40 mil habitantes, Zyrardów fica a 60 quilômetros de Varsóvia, capital polonesa. É uma das cidades mais interessantes da antiga região da Mazóvia, situada no leste do país. Foi fundada como uma fábrica têxtil em 1830 e teve seu desenvolvimento baseado na indústria. Sua localização foi definida em função das terras férteis, adequadas ao cultivo do linho, e pela vizinhança de camponeses que viviam junto ao Rio Pisia Gagolina.

O nome homenageia o engenheiro Philippe de Girard, que foi o primeiro diretor técnico da fábrica de tecidos e o inventor da máquina de fiação do linho. Na segunda metade do século 19, empresários alemães assumiram a fábrica e a tornaram a maior companhia têxtil da Europa. Eles projetaram as construções de todo o município, em uma área de 36 hectares, com um design único.

Os alemães criaram uma cidade inteiramente industrial, que hoje é a única representante desse estilo ainda preservada. Consiste em casas de habitação de tijolo vermelho (original da região) para trabalhadores e gerentes, escolas, jardins de infância, hospital, centros comunitários, lavanderias, casas de banho e igrejas. A de São Carlos Boromeo, construída em 1891 em estilo neogótico, foi a primeira igreja romana católica de Zyrardów.

As ruas foram planejadas regulares, com separação entre as áreas residenciais e industriais. Atualmente, os apartamentos estão ganhando novas funções, muitos sendo transformados em lofts. As construções e a fábrica estão preservadas em seu exterior, proporcionando aos visitantes – em especial aos apreciadores da história da arquitetura – uma experiência única.

*Moradora de Porto Alegre, a arquiteta viajou à Polônia em junho deste ano

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.