Porto Alegre

Atraso em obras adia abertura do Consulado dos EUA na Capital

Prédio deveria ser inaugurado em fevereiro próximo, mas, segundo a nova previsão, conclusão dos trabalhos ocorrerá até o fim do primeiro semestre

Por: Zero Hora
13/01/2017 - 18h45min | Atualizada em 13/01/2017 - 19h33min
Atraso em obras adia abertura do Consulado dos EUA na Capital Mariana Fontoura/Especial / Zero Hora/Zero Hora
Foto: Mariana Fontoura/Especial / Zero Hora / Zero Hora  

Prevista para o final de 2016, a conclusão das obras do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, iniciadas em junho de 2015, sofreram atraso. Com isto, a previsão de que os primeiros vistos pudessem começar a ser emitidos na capital gaúcha a partir de fevereiro próximo não irá se concretizar.

Conforme informações fornecidas pelo Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, "a conclusão da construção acontecerá em um futuro breve", e a unidade porto-alegrense deverá abrir oficialmente ainda no primeiro semestre, mas sem data prevista. "Os preparativos para o novo Consulado estão dentro do planejado", diz a representação paulista, em nota. "Após a obra, serão instalados equipamentos e móveis e realizados testes finais".

Leia mais:
Como será o processo de solicitação do visto para os EUA em Porto Alegre
Consulado dos EUA em Porto Alegre tem vagas abertas em 19 cargos
Agência Consular dos EUA fecha unidade de Porto Alegre

O novo prédio localiza-se na Avenida Assis Brasil, 1.889, na Zona Norte, onde antigamente funcionava um supermercado. Em agosto passado, a Embaixada dos Estados Unidos no país anunciou a abertura de uma seleção para vagas destinadas ao Consulado de Porto Alegre. Foram recrutados profissionais – na maioria, fluentes em inglês – para 19 cargos de níveis médio e superior, com salários entre R$ 45.162 e R$ 115.695 anuais. 

Como obter o visto para os Estados Unidos

Atualmente, o procedimento para a obtenção do visto em Porto Alegre ocorre em duas fases, como acontece nos Consulados de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, mediante atendimentos agendados. Na capital gaúcha, os interessados em obter o documento devem dirigir-se primeiramente ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), na Avenida Carlos Gomes, 1.501. 

No local, inaugurado em 2014, são coletados os documentos e os dados pessoais de cadastro, como foto e impressões digitais, com o objetivo de agilizar o procedimento na segunda etapa. Depois que o novo Consulado (na Avenida Assis Brasil) for aberto, o solicitante – que hoje precisa viajar a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife – poderá fazer a entrevista e apresentar os documentos que comprovem o seu vínculo com o Brasil na própria representação porto-alegrense.

A entrevista deve ser marcada para que ocorra pelos menos 24 horas após o solicitante dar entrada ao processo no Casv (tempo necessário para que os dados coletados sejam encaminhados ao Consulado). A renovação do visto continuará a ser realizada no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, em etapa única.

Mais informações

Em Porto Alegre
Avenida Carlos Gomes, 1.501 – Petrópolis

Na Internet
Site: http://br.usembassy.gov/pt
Facebook: facebook.com/embaixadadoseua.br
Twitter: 
twitter.com/embaixadaeua
YouTube: www.youtube.com/embaixadaeua

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.