Seu Olhar

México, um destino turístico diverso

Praias caribenhas, ruínas de variadas civilizações e uma gastronomia reconhecida mundialmente. Isso e muito mais espera o turista no México, como contam nossos leitores a seguir 

Por: Zero Hora
14/03/2017 - 05h00min | Atualizada em 14/03/2017 - 05h00min

Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.

Francine na Cidade do México Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

Um destino diverso, por Francine Cappelli Mussoi

Banhado pelo Caribe e pelo Oceano Pacífico, atravessado por cadeias montanhosas, com presença de desertos no Norte e florestas tropicais úmidas no Sul. Assim é o México: diverso. Com 31 lugares na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco, o quinto maior país das Américas vai muito além de sombrero, chili e tequila.

Herança das civilizações pré-colombianas, o milho é a base da gastronomia. Destacam-se as quesadillas, o guacamole e os tacos, em especial o taco al pastor; o pozole, uma sopa feita com milho, vegetais e carne; e o tamal, massa cozida na própria folha do milho e recheada. Como acompanhamento, a água de jamaica, feita de hibiscos, a horchata, uma bebida de arroz, e as alcoólicas margarita, tequila e mezcal.

Leia também
Razões para amar Puerto Vallarta, no México
As cores e os sabores que fazem do México um país singular
Los Cabos, no México, atrai celebridades pelas suas belezas naturais

Entre os principais destinos estão a Cidade do México, com valiosos 150 museus — a maioria de graça aos domingos. Da estação de metrô Bellas Artes, pode-se caminhar pela agradável Calle Madero até a Praça da Constituição, ou Zócalo, onde ficam prédios públicos, a Catedral Metropolitana e o Museu Templo Mayor. Recomenda-se, também, o passeio ao castelo de Chapultepec e às pirâmides de Teotihuacán.

Para contemplar o México colonial, as cidades aconselhadas são Guanajuato, famosa pelas joias arquitetônicas; San Luis Potosí, capital por duas vezes; San Miguel de Allende, uma das mais antigas do México, e Toluca, com seu vulcão adormecido e o incrível Cosmovitral.

Por fim, a costa, com as praias de Cancún, Playa del Carmen e Isla Mujeres, confirmando o espetáculo da natureza que é este país.

Perfil

Francine Cappelli Mussoi, 23 anos, é estudante de Farmácia e mora em Caxias do Sul

Lugares que conhece: Alemanha, Austrália, Áustria, Antígua e Barbuda, Barbados, Bélgica, Cingapura, Espanha, França, Holanda, Indonésia, Itália, Inglaterra, Japão, México, Mônaco, Nova Zelândia, Peru, Portugal, República Dominicana, Saint Martin, Santa Lúcia, Suíça, Tailândia, Vaticano, Vietnã

Ainda pretende conhecer: China e Coreia do Sul

Leia mais relatos de leitores

Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

"Certamente, poucos países podem se vangloriar de oferecer tantas e distintas opções aos turistas quanto o México. Um exemplo são as ruínas de antigas civilizações, que estão por todas as partes. Das pirâmides de Teotihuacán (foto), nos arredores da capital, à cidade de Tulum, na Riviera Maya, ou Chichén Itzá, no Estado de Yucatán."

Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em novembro de 2015

Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

"O México tem belezas para todos os gostos, mas as cidades coloniais encantam com as suas ladeiras e ruas muito coloridas. Um exemplo é San Miguel de Allende, com seu patrimônio histórico lindo e preservado. Imperdível!"

Luciana Petry Anele
De Porto Alegre, em março de 2014


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.