Seu Olhar

Barbados: uma ilha caribenha bela e subestimada

O furacão Irma não afetou Barbados, pequena ilha com 34 quilômetros de comprimento e 23 quilômetros de largura, que cobre uma área de 432 km². A seguir, confira alguns relatos sobre o destino

Por: Zero Hora
11/09/2017 - 22h00min | Atualizada em 12/09/2017 - 07h51min

Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.

Seu Olhar, Barbados
Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

Por Cândida Hansen

Barbados é uma ilha do Caribe um tanto subestimada pelos turistas, mas que pode render experiências incríveis. Estive lá em abril de 2013 e posso atestar: as praias são vazias e espetaculares.

Mas não é só de praia que Barbados vive e, talvez, seja fora dela que estejam algumas das atrações mais legais. Justamente por ser um pouco esquecido, esse país de colonização inglesa preserva de forma muito intensa sua cultura local e não se restringe a ser um paraíso com resorts padrão encontrados em todas as ilhas legais do mundo. A estrutura turística é muito boa, mas Barbados é um lugar com personalidade. 

 Leia também
Aruba e Curaçao: a Holanda no Caribe para turista ver e curtir  
Punta Cana tem praias caribenhas, clima bom e mordomias à beira-mar  
Ilhas Virgens americanas têm lindas paisagens e vida marinha excepcional 

Um dos passeios mais bacanas que fiz na minha estadia foi uma festa popular no bairro de Oistins. A ida foi por indicação de um motorista de táxi, que descreveu o programa como "imperdível". Ele estava certo: um evento ao ar livre, com muita comida boa (lagostas enormes sendo assadas ali mesmo, com muito fogo!), drinks deliciosos (preparados com rum, a bebida mais comum), barraquinhas de artesanato, música ao vivo e dança. Tudo animado pelo alegre, bonito e muito receptivo povo barbadiano. Divertidíssimo! 

Falando em rum, o país guarda a mais antiga destilaria da bebida no mundo, a Mount Gay. O tour pela fábrica, muito bem organizado, é uma bela oportunidade de conhecer também a história do país _ além, claro, de degustar diversos tipos e apresentações da bebida. 

No quesito gastronomia, inclusive, Barbados está muito bem servida: além de oferecer cozinhas de diversos tipos (tem mexicana, italiana, americana...), a culinária local é maravilhosa. Destaque para o fly fish, um peixe pequeno semelhante a sardinha, e para o fish cake, um bolinho de peixe bem apimentado e muito popular. Os melhores que experimentei foram comprados de vendedores ambulantes na rua mesmo.

E ainda tem praias! As mais bonitas ficam no Oeste, região que concentra os melhores hotéis e, consequentemente, a mais cara do país. É lá que fica Sandy 

Lane, um daqueles lugares que você olha e mal acredita no que está vendo, de tão incrível. Mas não precisa ficar hospedado nessa área para poder aproveitar: a ilha é pequena e dá para se locomover facilmente a pé, com transporte público ou de carro _ vale a pena alugar um, aventurar-se na mão inglesa e percorrer todos os cantos desse país tão encantador. 

Perfil 

Cândida Hansen, 32 anos, é jornalista e mora em Porto Alegre
Lugares que conhece: Alemanha, Polônia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Brasília
Ainda quer conhecer: Portugal, Japão, Grécia e China

Confira outros relatos de leitores

Barbados é um local muito lindo para se conhecer, principalmente por suas belas praias de areia branquinha e seu mar de águas cristalinas. Por ser um país relativamente pequeno, o deslocamento pelas suas 10 províncias (chamadas parishes) é fácil. Dá para aproveitar bastante mesmo em um único dia, como foi o nosso caso, durante um cruzeiro pelo Caribe. Amilton e Eloisa Gazzo De Canoas, em fevereiro de 2017
Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

"Barbados é um local muito lindo para se conhecer, principalmente por suas belas praias de areia branquinha e seu mar de águas cristalinas. Por ser um país relativamente pequeno, o deslocamento pelas suas 10 províncias (chamadas parishes) é fácil. Dá para aproveitar bastante mesmo em um único dia, como foi o nosso caso, durante um cruzeiro pelo Caribe." 

Amilton e Eloisa Gazzo
De Canoas, em fevereiro de 2017 

Seu Olhar, Barbados
Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal

"Se a ideia é conhecer as águas azuis límpidas do mar caribenho, Barbados é o lugar certo a se ir. A pequena ilha concentra praias paradisíacas, natureza tropical e muita cultura local. A baía de Carlisle Bay, na capital Bridgetown, convida para um dia de tranquilidade. O mar com poucas ondas é praticamente uma piscina (é difícil evitar o pensamento de que foi naquelas mesmas águas que a diva Rihanna se criou). Com tempo, é possível aproveitar um passeio de catamarã e mergulho de snorkel para nadar com as tartarugas e conhecer a vida marinha. Os restaurantes à beira da praia oferecem o prato clássico peixe frito com arroz, tudo bem apimentado."

Anna Fernandes
De Porto Alegre, em março de 2016 


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.