Para relaxar

Pesquisa afirma que ouvir música reduz ansiedade de pacientes em hemodiálise

Os participantes da pesquisa ouviram música durante 30 minutos nas sessões

07/08/2014 | 16h58
Pesquisa afirma que ouvir música reduz ansiedade de pacientes em hemodiálise Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

A ansiedade das pessoas que são submetidas à hemodiálise pode diminuir com o uso da música durante as sessões, de acordo com um estudo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP. A pesquisa avaliou o efeito da música como terapia complementar a partir da análise de aspectos fisiológicos e emocionais dos pacientes.

No trabalho, variáveis como frequência respiratória, cardíaca, temperatura e pressão arterial não sofreram alterações, porém a ansiedade reduziu significativamente. Cada um dos 55 pacientes escolheu seu ritmo musical preferido para ouvir durante 30 minutos da sessão de hemodiálise, que dura cerca de quatro horas.

— A maioria deles (43,5%) escolheu sertanejo, mas também recebemos pedidos de pagode, gospel, MPB, jazz e blues — conta a enfermeira responsável pelo estudo, Lucimara Moreli.

O estudo também analisou o grau de aceitação da intervenção pelos pacientes com Insuficiência Renal Crônica. Segundo a pesquisadora, "os participantes gostaram da terapia complementar e a avaliaram como importante para a melhoria do tratamento”.

*Com informações da Agência USP de Notícias

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.